Saúde presta contas dos primeiros quatro meses de 2021

por Regy Carte publicado 20/08/2021 16h43, última modificação 20/08/2021 16h43
Dados foram apresentados em audiência pública, hoje (20), na Câmara
Saúde presta contas dos primeiros quatro meses de 2021

Audiência, hoje (20), prestou contas da Saúde Municipal entre janeiro e abril de 2021 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública para prestação de contas da Saúde do Município, nesta sexta-feira (20), referente aos quatro primeiros meses de 2021 (janeiro a abril). A reunião fechou ciclo de três audiências para prestação de contas da Saúde, no Legislativo de Mossoró.

A primeira, quinta-feira (12), revelou o balanço dos últimos quatro meses do ano passado; e a segunda, sexta-feira (13), trouxe o consolidado de todo ano de 2020.

Na audiência de hoje (20), a Prefeitura apresentou resumo de ações do primeiro quadrimestre de 2021. Destaque para medidas de enfrentamento da Covid-19, cuja pandemia estava em alta no período. É o caso da ampliação de 15 para 35 leitos clínicos na UPA do bairro Belo Horizonte, além de 5 leitos na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Em relação à rede de atendimento em Mossoró, são 454 unidades de saúde, com 747 leitos, dos quais 619 do Sistema Único de Saúde (SUS); 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo 32 na cidade e 13 na zona rural; 475 agentes comunitários de saúde; 71 equipes da Estratégia Saúde da Família, as quais cobrem 69,49% da população.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, o balanço é positivo, apesar das dificuldades do setor. “Tivemos o desafio adicional da pandemia da Covid-19. Mas estamos administrando bem, fizemos plano de contingência, avançamos significativamente na vacinação e os números continuam a melhorar. Mas não podemos baixar a guarda”, frisa.

Além da secretária e de técnicos da Saúde Municipal, a audiência reuniu os vereadores Omar Nogueira, Paulo Igo (que conduziu a reunião, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Naldo Feitosa, Marckuty da Maísa, Costinha, Lucas das Malhas, Tony Fernandes, Larissa Rosado, Francisco Carlos e Isaac da Casca.