Omar Nogueira denuncia abandono da Escola Raimunda Nogueira do Couto

por Sérgio Oliveira publicado 04/05/2022 12h40, última modificação 04/05/2022 12h40
Falta professor auxiliar e organização na retomada das aulas

A falta de estrutura em várias escolas da rede municipal de ensino em Mossoró depois da retomada das aulas de forma presencial, deu o tom do pronunciamento do vereador Omar Nogueira (Patriota) na sessão da quarta-feira, 04, no legislativo mossoroense. Como exemplo do descaso, o vereador citou a situação enfrentada por alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade. 

O vereador narrou que fez uma visita a essa escola e ficou triste com o cenário. “A secretaria de educação suspendeu as aulas por conta da pandemia ano passado e não se organizou para a retomada, deixando só problemas no local”, disse ele. Em conversa com professores o vereador Omar ficou sabendo que existem salas de aula com três, quatro e até cinco crianças especiais precisando de auxiliares que não tem. Também falta a presença de coordenadores para acompanhar essas crianças no período do intervalo.

Entende o edil que não se pode culpar professor, diretor ou funcionários dos demais cargos, taxando como verdadeiros responsáveis por tudo isso a gestão municipal, em particular a secretaria de educação que não adotou as providências necessárias para a retomada presencial. “Fico feliz com a inauguração de reformas em uma escola que fica na Leste Oeste, parabéns, porém é preciso olhar por todas as escolas de Mossoró”, acrescentou Omar dizendo que encontrou na Raimunda Nogueira do Couto salas de aula sem janelas e professores improvisando fechar com papelão para se livrar das chuvas. Além da falta de ventiladores em ambientes que poderiam ser climatizados, já que existe, disse ele, recursos sendo gastos em outros setores. 

Outro problema detectado pelo vereador em sua visita a escola do município diz respeito à merenda. “O grande problema que identifiquei é o fato de existir apenas uma merendeira para cuidar de tudo. Poderia existir uma auxiliar”, cobra Omar. A possibilidade de utilizar uma ASG (Auxiliar de Serviços Gerais) gera outro problema, vai faltar na equipe de limpeza. 

Em relação ao geral do bairro e áreas adjacentes, o vereador disse que segue o problema com obras paradas e falta de limpeza. “Quando se fala em visita do prefeito, eu gostaria de indicar uma rua para que ele possa visitar, só assim ele iria além daquelas que ele mandou fazer a limpeza antes da visita”, desafiou. Denuncia o vereador que o esquema hoje é escolher uma rua limpa e deixam as demais surjas. Lembra ele que as pessoas que residem nas demais artérias merecem uma vida digna e isso não vem acontecendo diante da atual postura do prefeito. Omar Nogueira também cobrou, para zona rural, a colocação de uma academia da terceira idade na praça de Passagem de Pedras.