Omar sugere banheiro para pessoas em situação de rua

por Regy Carte publicado 05/02/2024 15h11, última modificação 05/02/2024 15h11
Intenção, o vereador, é proporcionar mais higiene e dignidade
Omar sugere banheiro para pessoas em situação de rua

Vereador Omar Nogueira revela preocupação com pessoas em situação de rua (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em apoio a pessoas em situação de rua em Mossoró, o vereador Omar Nogueira (Patriota) propõe, no Projeto de lei 127/2023, autorização para criar o projeto Banheiro Móvel com Reboque no município.

Trata-se de um banheiro móvel estilo reboque, com chuveiros masculino e feminino, que estacione em alguns dias da semana, em local de fácil acesso para pessoas em situação de rua, a fim de proporcionar para elas mais higiene e dignidade.

“Funcionará como acesso à higiene e à saúde, ofertando às pessoas em situação de vulnerabilidade um local adequado e direito à higiene pessoal”, justifica Omar Nogueira.

Ele ressalta que, atualmente, em Mossoró, há alto quantitativo de pessoas em situação de rua, e muitos dos indivíduos não dispõem de assistência mínima, nem locais com acesso a banheiros e água.

Necessidade

“São aproximadamente 203 pessoas, muitas nessa situação de rua devido à falta de  oportunidades de trabalho, agravados pela pandemia da Covid-19, como também o descaso por parte dos familiares, sem ter a quem recorrer”, alerta.

Dessa forma, ressalta Omar Nogueira, o Banheiro Móvel Solidário é um equipamento de baixo custo para a Prefeitura, a fim de sanar necessidades básicas de assistência, higiene e saúde pública das pessoas em situação de vulnerabilidade social e  econômica.

“Aliás, solicitamos que o projeto receba o nome de Antônio Luiz Rodrigues, conhecido popularmente pelos comerciantes do centro da cidade por seu trabalho como artesão, morador em situação de rua, falecido em 27 de janeiro de 2023, decorrente infecção urinária grave, motivo de comoção de toda cidade”, diz o vereador.

Apresentado em novembro do ano passado, o projeto tramita no setor de comissões da Câmara Municipal de Mossoró.