Outubro Rosa: CMM reforça luta contra câncer de mama

por Regy Carte publicado 26/10/2023 12h38, última modificação 26/10/2023 12h38
Reunião hoje (26), iniciativa do vereador Ozaniel Mesquita, defende acesso pelo SUS
Outubro Rosa: CMM reforça luta contra câncer de mama

Vereador Ozaniel Mesquita idealizou reunião sobre Outubro Rosa, realizada hoje (26) na Câmara (foto: Edilberto Barros/CMM)

Reunião aberta sobre Outubro Rosa, hoje (26), na Câmara Municipal de Mossoró, reforçou a importância de diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama, principalmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento reuniu parlamentares, gestores, especialistas médicos e voluntários de entidades do setor de oncologia.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Celebrado anualmente, compartilha informações e conscientiza sobre a doença, a fim de reduzir a mortalidade.

Propositor da reunião, o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) frisou que a luta contra o câncer não é só em outubro, mas sempre. Mas que a campanha é fundamental para que mulheres fiquem mais atentas ao próprio corpo, busquem exames e diagnóstico precoce, que torna a chance de cura entre 90% e 100%.

“Para isso, é importante que as mulheres, principalmente as mais carentes, tenham acesso aos exames de rotina, como mamografia e ultrassonografia, pelo SUS”, ressaltou Ozaniel, que reconheceu o trabalho da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e o Hospital Wilson Rosado.

As duas entidades, aliás, receberam Moções de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró, aprovada no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Ozaniel.

Apoio

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, informou que, este mês, o Município aumentou em 1.000 a oferta de ultrassonografias; e que a Prefeitura autorizou 140 cirurgias oncológicas para pacientes com mais de 60 dias de espera. E que, até 31 de dezembro, serão 400 procedimentos dessa natureza autorizados.

Ao anunciar emenda parlamentar este ano de R$ 100 mil para a LMECC, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) defendeu o SUS, que considerou “o maior e melhor plano de saúde no Brasil, quiçá no mundo”, seja na Liga, no Hospital Wilson Rosado. "E também Hospital da Mulher, que se soma à luta contra o câncer em Mossoró e região", lembrou.

Quem também anunciou emenda (R$ 200 mil) à LMECC foi o vereador Tony Fernandes (Solidariedade). “Para reforçar o tratamento contra o câncer e demais tipos de câncer. Nosso mandato está à disposição da saúde público”, garantiu.

Por sua, vez a vereadora Marleide Cunha (PT) alertou para mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras de lugares mais distantes, que nem sequer conseguem chegar aos equipamentos que oferecem mamografias. “Precisamos de políticas públicas que busquem essas mulheres ou que levem o serviço até elas”, propôs.

Também se pronunciaram na reunião a coordenadora administrativa do Centro de Oncologia, Renata Dantas, coordenadora da rede feminina de combate ao câncer, Ana Luiza Gurgel, pacientes de câncer curadas e outras pessoas.

 

Casos de câncer de mama mais avançados crescem 26%

 

Em palestra na reunião aberta sobre Outubro Rosa, a médica mastologista Carolina Diógenes apresentou panorama da doença. Para o ano de 2023, foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama; houve acréscimo de 26% dos casos de câncer de mama nos estágios mais avançados (III e IV).

Segundo ela, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população de todas as regiões do Brasil; houve aumento de casos de câncer de mama na população mais jovem abaixo dos 49 anos, como também aumento na população mais idosa, acima dos 70 anos de idade.

“O cuidado com antecedência pode fazer diferença entre a tragédia do diagnóstico tardio e a felicidade do diagnóstico precoce”, alertou Carolina Diógenes.