Ozaniel defende melhorias para saúde domiciliar

por Regy Carte publicado 11/08/2020 12h01, última modificação 11/08/2020 12h01
Vereador diz ser apenas um enfermeiro para 50 pacientes
Ozaniel defende melhorias para saúde domiciliar

Vereador Ozaniel Mesquita durante sessão ordinária do dia 11 de agosto de 2020. Foto: Edilberto Barros

O vereador Ozaniel Mesquita (DEM) pediu à Prefeitura de Mossoró reforço de enfermeiros no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (11). 

A atenção domiciliar oferece atenção à saúde na moradia do paciente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento de doenças e reabilitação, de acordo com a necessidade do indivíduo.  

“Acontece”, alerta Ozaniel, “que são 50 pacientes apenas um enfermeiro. Parabenizamos pelo trabalho do profissional, mas precisamos reforçar esse quadro para termos melhor atendimento”. 

O parlamentar tratou do problema, ontem, na Secretaria Municipal de Saúde. Ele sugere dois enfermeiros, cada um com jornada de 20 horas semanais, ou um enfermeiro, com jornada de 40 horas.  

Pesar 

No mesmo pronunciamento, Ozaniel lamentou o falecimento de Frutuoso de Barros Câmara e do médico Clodovil Cavalcante da Silva, este com atuação no Hospital São Camilo, UPAs e Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). 

“Estendemos também nosso pesar às famílias das 110 mil vítimas de Covid-19 no Brasil. Nossa solidariedade a todos que perderam entes queridos nessa pandemia em todo o país”, lamentou. 

Abastecimento 

O vereador também registrou início da instalação de água no loteamento Planalto da Liberdade 1, bairro Dom Jaime Câmara, onde 26 famílias estavam sem água encanada. Ele agradece pela obra. 

“Nosso mandato fez a reivindicação à Caern, em ofício. Em nome dos moradores, deixo aqui nossa gratidão ao gerente Márcio Bruno e à deputada estadual Isolda Dantas pelo apoio”, disse.