Ozaniel manifesta preocupação com alunos da rede municipal de ensino

por Sérgio Oliveira publicado 21/07/2020 13h30, última modificação 21/07/2020 13h31
Vereador apresenta números daqueles que estão sem assistir aula
Ozaniel manifesta preocupação com alunos da rede municipal de ensino

Vereador Ozaniel Mesquita durante a sessão ordinária. Foto: Edilberto Barros

Membro da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL) da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (DEM) mostra-se preocupado com a situação dos alunos da rede municipal de ensino. Na avaliação do vereador, o método utilizado de ensino a distância pelo sistema remoto (via internet) tem gerado mais prejuízos do que ganhos para esse seguimento.

Embasado em números apresentados por técnicos do sistema de educação local, ele cobrou do município uma ação rápida no sentido de corrigir o problema e assim evitar que os prejuízos continuem para os alunos da rede. Pela deficiência da questão técnica e falta de acesso à rede de mundial de computadores, muitos alunos ficaram de fora do sistema utilizado no período de pandemia do novo coronavírus que impossibilita a realização de aulas de forma presencial.

Ozaniel apresentou aos seus pares os números da zona urbana e rural em relação aos que estão acompanhando as aulas e aqueles que ficaram de fora. “Em média geral nós temos hoje em Mossoró 27% do aluno sem assistir aula”, comentou o vereador em tom de extrema preocupação.

Urbano

No setor urbano do município, os números apresentam 5.510 alunos matriculados no ensino infantil com 3.174 sendo atendidos pelo sistema remoto de aulas e 2.336 alunos sem esse acesso. No ensino fundamental, matriculados 6.667 com 5.290 assistindo aula e 1.372 não assistido (1º ao 5º dos anos iniciais). Nos anos finais (6º ao 9º ano) são 3.691 matriculados com 5.207 atendidos e 424 não atendidos. No Ensino de Jovens e Adultos (EJA) estão 217 matriculados, 157 assistidos e 42 não assistidos. Na educação especial infantil são 27 matriculados, 20 assistidos e 7 não assistidos e, fechando área urbana, educação especial no ensino fundamental com 359 matriculados, 185 assistidos e 170 não assistidos. Total da área urbana 16.467 alunos matriculados somando 4.411 sem assistir aula, uma média de 26,7%.

Rural

Na educação infantil são 830 matriculados, sendo 530 assistidos e 300 fora do sistema implantado. No ensino fundamental, nos anos iniciais 1.461 matriculados, sendo 1.101 acompanhado aula de forma remota e 360 não assistidos. Nos anos finais são 1.108 matriculados e 801 assistidos e 307 não assistidos. No ensino fundamental especial 70 matriculados, com 40 acompanhando aula de forma remota e 30 sem assistir. Do total de 3.469 alunos matriculados na zona rural, 997 estão sem o acompanhamento remoto das aulas, um percentual de 28,7%. O vereador Ozaniel reforça que isso é preocupante e é preciso uma solução rápida. Quanto aos números apresentados, logo que sejam atualizados, o vereador disse que também fará o registro.