Ozaniel Mesquita apresenta projeto de lei que visa melhorar qualidade de vida de pessoas com esclerose múltipla
Na sessão ordinária de hoje, 29, o vereador Ozaniel Mesquita anunciou que vai apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal de Mossoró para equiparar pessoas que possuem esclerose múltipla a pessoas com deficiência.
De acordo com o vereador, o objetivo é proporcionar o acesso aos mesmos direitos vigentes na legislação para estes pacientes. “Hoje é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença que deixa graves sequelas de saúde nas pessoas acometidas por ela como a perda da visão e dificuldades de locomoção. Por isso, nosso mandato teve a iniciativa de apresentar um projeto para que estas pessoas tenham direitos iguais aos de pessoas com deficiência”, explicou.
Ozaniel, que é profissional da área da saúde, reforçou ainda que a doença não tem cura. “Somente quem tem um parente, quem lida com a doença ou profissionais da saúde que cuidam destes pacientes sabem como é desafiante a vida das pessoas acometidas pela esclerose múltipla”.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica e autoimune que danifica a bainha de mielina dos neurônios, afetando o sistema nervoso. Não há prevenção certa, mas reduzir riscos inclui não fumar, manter níveis adequados de vitamina D e praticar exercícios. Atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos.
Exame
O vereador anunciou, ainda durante pronunciamento, que o município de Mossoró vai começar a oferecer o exame Bera. O exame BERA (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) é utilizado para diagnosticar perda auditiva e investigar problemas relacionados ao sistema auditivo. De acordo com Ozaniel, a Prefeitura de Mossoró contratou fonoaudiólogos que vão poder realizar o exame. “Um exame importante que custa entre 800 a mil reais e agora será oferecido pelo município de forma gratuita”, frisou.
Resposta
Em resposta ao vereador Omar Nogueira, Ozaniel Mesquita finalizou o pronunciamento afirmando que o Pronto Atendimento do Bom Jardim está sim emitindo laudos. “O vereador Omar informou que o PAM não estava emitindo laudos. Liguei para a secretária de saúde Morgana Dantas e ela informou que estão sim emitindo os laudos, que o PAM possui radiologista e que há 80 laudos disponíveis na unidade caso queiram verificar”.