Ozaniel Mesquita defende projeto em favor de pacientes renais

por Regy Carte publicado 19/09/2023 11h57, última modificação 19/09/2023 11h57
De iniciativa da ex-vereadora Larissa Rosado, a proposta reconhece as pessoas com doenças renais crônicas como pessoas com deficiência e tem emenda do vereador
Ozaniel Mesquita defende projeto em favor de pacientes renais

Vereador Ozaniel Mesquita discursa na sessão desta terça-feira, 19 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) lamentou rejeição do pedido de urgência, hoje (19), no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, para votação do Projeto de Lei 50/2022. De iniciativa da ex-vereadora Larissa Rosado, a proposta reconhece as pessoas com doenças renais crônicas como pessoas com deficiência.

Ozaniel é autor de emenda ao projeto, acrescentando ao texto pessoas transplantadas renais, e propôs a votação em regime de urgência. O requerimento, contudo, foi rejeitado pela maioria dos vereadores. O líder do Governo na Câmara, vereador Genilson Alves (Pros), justificou a necessidade de mais tempo para discussão.

“Estamos na campanha Setembro Verde, que é o mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Ou seja, um momento oportuno para a aprovação do projeto, mas o pedido de urgência foi rejeitado, o que lamentamos”, disse Ozaniel, ao informar que o acréscimo de transplantados atende entidade representativa de renais crônicos.

Outros temas

No mesmo pronunciamento, o vereador falou de dificuldades verificadas em recente visita Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques. “Dificuldades que existem não somente lá, mas em todo o Município e que podem aumentar, em razão de dificuldades orçamentárias com a proximidade do final do ano”, alertou.

Ozaniel Mesquita também registrou participação na III Jornada de Fruticultura Sustentável, ontem (18), no assentamento Oziel Alves (Polo Maisa), evento de iniciativa da Emater, e presença na reunião do Conselho Municipal de Saúde, que ocorre às terças-feiras do mês e da qual ele sempre participa, como voluntário.

Após conclamar participação dos demais vereadores nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde, o parlamentar concluiu seu pronunciamento, ao solicitar da Prefeitura retirada de entulho da Praça das Cobras, no conjunto Santa Delmira, resultante da limpeza do mato, feita pelos próprios moradores.