Ozaniel Mesquita defende vacinação contra HPV

por Regy Carte publicado 20/09/2023 11h35, última modificação 20/09/2023 12h06
Vereador informa que vacina também está disponível para vítimas de violência sexual
Ozaniel Mesquita defende vacinação contra HPV

O vereador Ozaniel Mesquita em discurso, hoje (20), na Câmara Municipal (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) reforçou convite para vacinação em Mossoró contra o vírus HPV. Em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (20), ele informou que a vacina continua disponível para pessoas entre 9 e 14 anos, e agora é oferecida para vítimas de violência sexual de 15 a 45 anos.

“São dois locais específicos para vacinação contra HPV em Mossoró: no Hospital da Mulher, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e na Maternidade Almeida Castro, todos os dias, de domingo a domingo. Fica, portanto, aberto ao convite à população, principalmente vítimas de violência sexual, com garantia de sigilo”, disse.

Segundo o parlamentar, são mais de 10 milhões de portadores de HPV no Brasil, 700 mil pessoas por ano contraem o vírus e são mais de 150 tipos de vírus em circulação.

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

Ozaniel Mesquita abordou o tema, ao registrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Várias doenças estão erradicadas por causa das vacinas”, frisou o vereador, profissional da Saúde municipal e defensor da vacinação.

No mesmo pronunciamento, o vereador agradeceu à bancada do Governo na Câmara, em nome do líder Genilson Alves (Pros), pelo acordo para votação do projeto que oficializa pacientes renais crônicos na condição de pessoas com deficiência. Emenda de autoria de Ozaniel inclui no projeto pacientes transplantados renais.