Ozaniel Mesquita destaca ações de combate ao câncer

por Alessandro Dantas publicado 09/04/2024 11h25, última modificação 09/04/2024 11h25
Parlamentar congratulou Liga do Câncer e Hospital Wilson Rosado
Ozaniel Mesquita destaca ações de combate ao câncer

Vereador Ozaniel Mesquita em pronunciamento, nesta terça-feira (9), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (9), o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) destacou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado ontem (8), com objetivo de conscientizar sobre os cuidados com a doença. 

Ao iniciar fala na tribuna, Ozaniel congratulou a Liga do Câncer e o Hospital Wilson Rosado, instituições que prestam atendimento especializado aos pacientes oncológicos em Mossoró. 

“São instituições que prestam serviço com qualidade em ambas as áreas. Sabemos que a luta para que os pacientes continuem, ou até iniciem, o tratamento é muito árduo”, ressaltou o parlamentar. 

Ozaniel relembrou que pacientes diagnosticados com câncer têm até no máximo 60 dias para início do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com legislação federal. 

Porém, segundo o vereador, os municípios enfrentam, recorrentemente, a escassez de repasses via Ministério da Saúde. “Sabemos das dificuldades. Esses pacientes necessitam desse atendimento, porém os recursos são escassos”, complementa Ozaniel. 

Dificuldades

Ainda de acordo com Ozaniel, as dificuldades no enfrentamento da doença se estendem também a falta de serviço de exames especializados. É o caso, por exemplo, dos exames de cintilografias ósseas. “Tem um sistema que está sendo montado em Mossoró, mas que ainda não está funcionando”, complementa. 

O parlamentar concluiu seu pronunciamento, conclamando união política em torno dos pacientes com câncer. “Sabemos que uma pessoa com câncer não pode esperar”, concluiu.