Ozaniel Mesquita divulga atendimentos de saúde do pulmão

por Regy Carte publicado 22/08/2023 11h51, última modificação 22/08/2023 11h51
Dia 26, segundo ele, o Hospital Wilson Rosado fará triagem de pacientes
Ozaniel Mesquita divulga atendimentos de saúde do pulmão

Vereador Ozaniel Mesquita na sessão desta terça-feira, 22 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (22), o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) reforçou a divulgação da campanha Agosto Branco. Próximo dia 26, segundo ele, o Hospital Wilson Rosado fará Dia D de triagem de pacientes do grupo de risco de câncer de pulmão e doença pulmonar crônica (DPC).

Fazem parte do público-alvo da ação pessoas que fumam há mais de 20 anos, que tenham parado de fumar há menos de 15 anos, que tenham alguém na família que teve câncer de pulmão e que tenham doença pulmonar mais grave ou outros tumores que não estejam em acompanhamento.

“As triagens já podem ser agendadas pelos telefones 3318-9001 3318-9025 e 3318-9034. Serão oferecidos serviços de fisioterapia, psicologia, cirurgia torácica, assistência social, oncologia. E pacientes com necessidade constatada pela equipe médica de tomografia de tórax e espirometria, terão esses exames”, informa o vereador.

Além de divulgar essa ação da campanha Agosto Branco, Ozaniel Mesquita revelou preocupação com não repasse de medicamentos, pelo Governo Federal, de medicação antifumo para pacientes pulmonares. “Isso é grave, porque o tratamento interrompido por falta de medicação não é eficaz, e pode haver reaparecimento de doença”, alertou.