Ozaniel sugere mutirão para atualizar CadÚnico na zona rural

por Alessandro Dantas publicado 27/09/2023 12h12, última modificação 27/09/2023 12h12
Vereador também denunciou erros no repasse aos profissionais de enfermagem que atuam em unidades de saúde estaduais
Ozaniel sugere mutirão para atualizar CadÚnico na zona rural

Vereador Ozaniel Mesquita em pronunciamento, nesta quarta-feira (27), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Ozaniel Mesquita (União) sugeriu mutirão na zona rural para atualização cadastral dos usuários do Cadastro Único (CadÚnico). Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (27), o parlamentar defendeu que a ação seja adotada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). 

Segundo Ozaniel, tal mutirão se deve, entre outros motivos, aos recentes cortes de benefícios sociais dos moradores da zona rural. De acordo com o parlamentar, a razão da maioria dos cortes é a falta de atualização cadastral do CadÚnico. “É preciso que o cadastro seja atualizado, mas, hoje, isso é feito apenas na cidade de Mossoró”, afirmou. 

Portanto, de acordo com Ozaniel, o mutirão atenderia aqueles moradores da zona rural que não possuem condições financeiras para se locomover até a região central da cidade. “Por mais que a passagem seja entre R$ 30 ou R$ 40, alguns agricultores (as), por exemplo, não têm condições financeiras para fazer essa locomoção”, disse.

Enfermagem

No mesmo discurso, Ozaniel denunciou supostos erros no repasse do complemento salarial dos profissionais da enfermagem do Estado. O vereador mencionou que o erro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) foi maior do que o que ocorreu nos repasses aos servidores do município de Mossoró. 

“Ontem, falei sobre os erros por parte da Secretaria de Saúde Municipal, da Prefeitura de Mossoró. Hoje, tenho a obrigação de informar sobre os erros sobre o repasse aos servidores estaduais”, disse.

De acordo com Ozaniel, alguns profissionais do Estado não receberam nenhum complemento, em virtude da falta de atualização das informações no Ministério da Saúde. “Quero repudiar essa ação da Sesap. Os profissionais da enfermagem deram a vida na pandemia, mas muitos não receberam o que deveriam receber”, complementou.