Pablo Aires defende apoio às ONG’s que atuam na causa animal em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 05/05/2021 20h30, última modificação 05/05/2021 20h30
Vereador apresentou Projeto que torna ONG's entidades de utilidade pública
Pablo Aires defende apoio às ONG’s que atuam na causa animal em Mossoró

Vereador Pablo Aires apresenta Projeto para tornar ONG's entidades de interesse social em Mossoró. Foto: Edilberto Barros

O vereador Pablo Aires (PSB), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró para falar sobre a importância das Organizações Não Governamentais (ONG`s) que atuam na causa animal. Para reforçar e reconhecer esse trabalho, Pablo pediu apoio aos demais vereadores para aprovar um projeto de sua autoria, que pretende transformar estas entidades em serviço de utilidade pública, o que facilita a busca por mais recursos.

Para o vereador, estas ONG`s , ocupam um espaço descoberto pelo Poder Público, nos municípios, estados e no país, já que os governos pouco cuidam do tema da causa animal. “É preciso lembrar que a causa animal também é um assunto ligado a saúde pública”, reforçou.

Após visita ao Centro de Zoonose de Mossoró, Pablo Aires afirmou ainda que tomou conhecimento de que, atualmente, nenhuma ação se volta para o combate à leishmaniose. A informação é de que, basicamente, as ações do Centro se voltam para o combate às arboviroses, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. “Estas são situações que poderiam ser combatidas através da vigilância sanitária, o pior é saber que o combate ao calazar, que é a leishmaniose, parou, e nada vem sendo feito”, comentou o vereador.

De acordo com Pablo, existem casos de pessoas acometidas por calazar em Mossoró. Por isso, é importante que o município tenha um planejamento para o combate do mosquito causador da doença. “Uma criança recentemente foi diagnosticada com a doença. É necessário que o combate ao calazar seja retomado o mais rápido possível para evitar problemas futuros”, afirmou.

O descaso com a causa animal em Mossoró, na avaliação do vereador, salta aos olhos. “Outro dia fui procurado por um colega vereador para saber qual procedimento para socorrer um cavalo acidentado e, infelizmente, em Mossoró não existe esse protocolo”, exemplificou.

Projeto

O regime de urgência para a aprovação do Projeto foi aprovado na sessão de hoje. “É um projeto que não mexe em orçamento do município, é apenas uma questão burocrática. Agradeço aos vereadores que estão me apoiando nessa iniciativa”, disse Pablo Aires.