Pablo Aires obtém apoio para investigar crimes contra animais

por Regy Carte publicado 15/03/2022 12h00, última modificação 15/03/2022 12h00
Vereador se reuniu, ontem, com a delegada geral da Polícia Civil do RN
Pablo Aires obtém apoio para investigar crimes contra animais

Vereador Pablo Aires em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 15 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (15), o vereador Pablo Aires (PSB) relatou agenda em Natal, ontem (14), quando se reuniu com a delegada geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva. Na ocasião, o vereador expôs seu projeto de criação de setor especializado em investigar crimes cometidos contra animais no estado.

A delegada Ana Cláudia, segundo ele, se comprometeu em escolher Mossoró como a primeira cidade para aplicação do projeto. O próximo passo é conseguir o financiamento. “Nosso mandato vai buscar em Brasília (DF) os recursos necessários para viabilizar a proposta”, informa o parlamentar.

Também na tribuna, Pablo Aires defendeu mais proteção aos animais, ao citar pesquisa de mestrado, realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) pela acadêmica Jessica Duarte Alves de Lima.

Com dados de 2015, o estudo é baseado em questionário e lança luz sobre o comportamento humano em relação a maus tratos contra animais em Mossoró. Quando perguntados se já tinham presenciado atropelamento de animais, 49% dos entrevistados responderam positivamente.

Indiferença

Segundo Pablo, o que chama atenção são respostas para outras perguntas. “Quando perguntados o que fazem quando presenciam atropelamento: 62% responderam não fazer nada; e o que faziam ao presenciar agressões e violência contra animais, 56% disseram não fazer nada”, lamenta.

A pesquisa traz ainda outros aspectos sobre a causa animal, como falta de estrutura do Poder Público para atendimento aos animais em risco. Como exemplo, Pablo Aires citou recente necessidade de captura de animal pelo Centro de Zoonoses, da Prefeitura de Mossoró.

“Mas o Centro de Zoonoses sequer dispunha de equipamentos para tal”, alerta o parlamentar. A situação, segundo ele, reforça a necessidade de fortalecer políticas públicas em defesa dos animais. “Fingir que o problema inexiste não é postura mais adequada para a situação”, diz.