Pablo Aires reforça alerta para violência contra mulher

por Regy Carte publicado 08/03/2022 12h10, última modificação 08/03/2022 12h10
Vereador lamentou a baixa representatividade na política e alertou para vulnerabilidade e violência
Pablo Aires reforça alerta para violência contra mulher

Vereador Pablo Aires em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 8 de março (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Pablo Aires (PSB) pediu mais atenção à mulher, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O parlamentar lamentou a baixa representatividade na política e alertou para vulnerabilidade e violência. Segundo ele, o Dia 8 de Março não é propriamente data comemorativa, mas um dia de conscientização, de luta, de avanços na pauta feminista.

“De 23 cadeiras desta Casa, só três são ocupadas por mulheres. E isso não é por acaso. A maioria que as mulheres carregam (em número) não é só nos espaços, é também nos afazeres e nas obrigações. É essa maioria que cuida dos filhos sozinha, é essa maioria que gerencia a casa e muitas vezes a vida do marido e, apesar disso, é essa mesma maioria que ganha menos por trabalhar mais”, denunciou Pablo Aires, na tribuna.

Segundo o vereador, é essa mesma maioria que o Município não assiste na hora de pôr em prática políticas públicas. “É essa maioria que o Município negligencia na fila dos hospitais e nega uma cirurgia ou uma mamografia, como eu tenho ouvido”, acrescentou.

Feminicídio

Pablo Aires observou ainda que a pandemia de Covid-19 escancarou ainda mais a violência contra a mulher. “A cada seis horas e meia, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. E essas mulheres não são mortas na rua. São mortas dentro de casa. Muitas vezes pelo marido ou ex-marido, pelo pai, pelo irmão, pelo namorado”, advertiu.

O vereador defendeu garantia de meios para que essas mulheres saiam desses ambientes de abuso, de violência e de vulnerabilidade. “É necessário que o Estado garanta dignidade dessas mulheres e que as vozes que não estão sendo ouvidas sejam pelo menos representadas aqui nesta Casa”, disse.

Nesse contexto, Pablo Aires defendeu votação de Projeto de Lei de autoria do seu mandato, apresentado em julho do ano passado, que garante que mulheres, trans, vítimas de violência doméstica, tenham prioridade na aquisição de residências em programas habitacionais do município. O projeto foi aprovado na sessão de hoje.