Pacientes ostomizados sofrem com falta de bolsas

por Amanda Santana Balbi publicado 16/10/2019 13h33, última modificação 16/10/2019 13h33
Aquisição de material é de responsabilidade do Governo do Estado
Pacientes ostomizados sofrem com falta de bolsas

Inês Isaura representou os pacientes ostomizados em fala na Tribuna Popular da Câmara. Foto: Edilberto Barros

Os atrasos na entrega e falta de bolsas para pacientes ostomizados foram tema de debate na Tribuna Popular, na sessão ordinária desta quarta-feira (16). De acordo com Inês Isaura, que falou em nome dos pacientes, após três meses de atraso, o Governo do Estado só adquiriu um tipo de bolsa simples, que não atende às necessidades de todos os pacientes.

Os ostomizados são pessoas que precisam usar bolsas coletoras de fezes e urina durante toda vida ou por um período de tempo. Há alguns meses estes pacientes de Mossoró e região já haviam denunciado a falta deste material. Além da falta destas bolsas, o Governo não está realizando as cirurgias de reversão.

Para solucionar a questão, Inês pediu auxílio dos vereadores para levar a demanda até a Secretária de Saúde do Governo do Estado. “Faço aqui um pedido de socorro em nome dos pacientes. As bolsas são muito caras, custando cerca de 80 a 90 reais cada uma. Os pacientes usam, no mínimo, 10 por mês. Existe uma portaria do Ministério da Saúde que determina a compra desse material e isto não está sendo cumprido”, explicou.

Vereadores

O vereador Gilberto Diógenes (PT) afirmou que irá levar a demanda até Natal já na próxima semana. “Vou marcar uma audiência na Secretaria de Saúde para falar sobre essa situação, que é urgente e será prioridade”, afirmou. O vereador Petras também afirmou que levará a pauta para a assembleia legislativa.