Palestra na Câmara Municipal orienta sobre câncer de próstata

Iniciativa, nesta segunda-feira, faz parte da campanha Novembro Azul
Palestra na Câmara Municipal orienta sobre câncer de próstata

Médico urologista Hallison Castro. Foto: Edilberto Barros

A Câmara Municipal de Mossoró sediou, na manhã nesta segunda-feira (25), roda de conversa sobre câncer de próstata, com palestra do médico urologista Hallison Castro. A iniciativa, do Setor de Serviço Social e Saúde do Legislativo e da Coordenação Municipal de Saúde do Homem, faz parte da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a doença.

Castro reafirmou a importância do rastreamento do câncer de próstata, que acomete mais frequentemente homens entre 50 e 70 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, este ano, surjam 69 mil casos da doença no Brasil e 950 casos no Rio Grande do Norte. É o segundo câncer mais frequente e o segundo que mais mata no país.

“Em pessoas sem histórico da doença na família, o rastreamento precisa ser feito anualmente em homens a partir de 50 anos. Já para que tem registro de câncer de próstata entre familiares, é importante que se comece aos 45 anos e a cada seis meses”, informa o médico, ao acrescentar que a verificação é feita através de exame de sangue (PSA) e toque retal.

Fatores de risco

A chance de desenvolver câncer de próstata, segundo ele, é até cinco vezes maior em pessoas quem têm histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau, como pai e irmãos. “O rastreamento é fundamental, porque a chance de cura é superior a 90%, se diagnosticado em fase inicial”, frisa Hallison Castro, que também recomenda hábitos de vida saudável.

Acrescenta que dieta inadequada, com excesso de gorduras e carne vermelha, sedentarismo, tabagismo e abuso de álcool também são fatores de risco e devem ser evitados. Portanto, segundo ele, rastreamento com médico urologista e estilo de vida saudável são fundamentais contra o câncer de próstata. “Daí, a importância da conscientização”, frisa.

Participação

Participaram da roda de conversa, no plenário da Câmara, servidores e servidoras do Legislativo, que tiraram dúvidas sobre a doença com o médico. “O papel da mulher é importante na conscientização dos esposos, por exemplo”, afirmou Castro. A presidente da Casa, Izabel Montenegro, prestigiou o momento, agradeceu a presença e parabenizou a iniciativa.

“Momentos como esses são de grande importância para promover a saúde das pessoas, porque dá oportunidade ao acesso de informações e, com isso, mudança da visão sobre exames e de hábitos de vida”, diz a vereadora. A roda de conversa foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró (TCM, canal 23.2) e será reapresentada ao longo da programação da emissora.