Paulo Igo lamenta consulta médica embaixo de árvore

por Regy Carte publicado 08/03/2023 12h51, última modificação 08/03/2023 12h51
Vereador denunciou o que considera precariedade da saúde pública
Paulo Igo lamenta consulta médica embaixo de árvore

Vereador Paulo Igo exibe jornal que traz reportagem sobre saúde municipal (foto: Edilberto Barros/CMM)

A imagem de médico a atender paciente embaixo de árvore, na localidade rural Barrinha, foi tema de pronunciamento do vereador Paulo Igo (Solidariedade), na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (8).

Segundo o parlamentar, trata-se do retrato da precariedade da saúde pública em Mossoró, especialmente na zona rural. “É uma vergonha. Olhando para a UBS Marina Ferreira, na Barrinha, só lembra ser UBS pelo letreiro”, protestou.

Paulo Igo diz que a Unidade Básica de Saúde está completamente deteriorada. Também lamentou estar sendo impedido, como outros vereadores de oposição e assessores, de adentrar em órgãos públicos para inspecionar as repartições.

Ele propôs ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Costinha (MDB), inspeção nas UBS da zona rural. “Na Barrinha, o médico atende debaixo de uma árvore, em meio a galinhas, num quintal da casa alugada para sediar a UBS”, lamentou.

Na Maísa, conforme o parlamentar, falta gabinete odontológico, medicamentos. “No assentamento Jurema, há falhas no atendimento pela ausência de medicação, médico em muitas vezes também não há”, acrescentou.

Paulo Igo ainda frisou que a Prefeitura só anunciou a construção de UBS da Barrinha, após o caso vir à tona, em mobilização de moradores. “Lá também falta de medicamentos. Conseguiram uns, às pressas. Tenho foto de medicamentos vencidos jogados no quintal da UBS”, disse.