Petras cobra melhor orientação na reabertura do comércio em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 01/07/2020 12h27, última modificação 01/07/2020 12h27
Vereador fala do trabalho do seu mandato no período de pandemia no apoio a comunidade
Petras cobra melhor orientação na reabertura do comércio em Mossoró

Vereador Petras na sessão de quarta-feira, 1º de julho

Com o anúncio da reabertura do comércio de Mossoró, o vereador Petras Vinicíus (DEM) defendeu que, além dos cuidados com a vida, o setor econômico também receba as orientações corretas para uma retomada segura. O vereador narrou durante pronunciamento em sessão do legislativo mossoroense, ter conversado com um comerciante e este lhe confessou não saber ao certo como se comportar no chamado “novo normal” após o período em que esteve inativo por conta do combate a pandemia do Covid-19.

No entendimento de Petras Vinicíus, a prefeitura pode assumir esse papel de orientação, nos cuidados com a higiene e proteção de clientes e comerciantes. “Nosso mandato já tem feito isso, como por exemplo, no contato com moradores de rua e o que fazer para atender as necessidades desse grupo de pessoas no período de pandeia”, exemplificou. Lembrou também do trabalho realizado na fiscalização do hospital de campanha, desde o seu primeiro momento de atividade, para conferir que a população necessitada realmente seja atendida.

Lembrou Petras que a própria Câmara fez sua parte quando, no dia 22 de abril, promoveu a doação de equipamentos para auxiliar a prefeitura no combate ao novo coronavírus. Outra atitude do mandato do vereador Petras, ao lado de outros colegas, foi a visita as UBS dos Pereiros e Quixabeirinha no dia 30 de abril. O vereador lamentou inclusive que a Unidade Básica de Saúde do bairro Pereiros estivesse fechada em um momento tão delicado. E no dia 04 de março reforçou o pedido por mais segurança nas unidades.

Projeto

Por iniciativa do vereador Petras Vinicíus a Câmara Municipal de Mossoró aprovou o projeto que disponibilizada para a população o atendimento gratuito de apoio psicológico. “Entendemos que o momento é delicado e muita gente vai precisar desse auxílio profissional para manter seu equilíbrio emocional, mas, infelizmente, a prefeita Rosalba Ciarlini vetou nossa proposta”, lamentou o vereador. Ele espera agora que o veto da prefeita seja derrubado no plenário do legislativo e o projeto assim possa prosperar.

O vereador também sugeriu como ações para atender a população, a instalação de lavatórios públicos, como por exemplo, nas imediações dos mercados. Petras reforçou ainda a proposta de testagem em massa para que se tenha melhor ideia em relação ao nível contágio do Covid-19 em Mossoró. Solicitou ainda mais agilidade na distribuição dos kits da merenda escolar bastante atrasada na cidade. Até o momento apenas a primeira cota foi entregue. Para melhor informar sobre a situação geral de combate a pandemia, sugere o vereador que reuniões sejam realizadas, por videoconferência, com os profissionais de eventos para debater como fica a situação no período de retorno, podendo inclusive elaborar uma cartilha com todas as orientações do que pode e como deve ser feito.