Petras se reúne com comunidade que reivindica UBS

por Sérgio Oliveira publicado 22/07/2020 13h13, última modificação 22/07/2020 13h13
Conselho paroquial apresenta pleito e vereador cobra da prefeitura
Petras se reúne com comunidade que reivindica UBS

Vereador Petras durante sessão ordinária desta quarta-feira. Foto: Edilberto Barros

As comunidades integrantes da paróquia da Imaculada Conceição da Diocese de Mossoró, através do Conselho Pastoral Paroquial, esteve reunida com o vereador Petras Vinicíus (DEM). Na oportunidade, no dia 08 de março deste ano, discutiu-se temas relacionados à saúde pública. Na sessão remota da quarta-feira, 22, o vereador levantou o tema, apresentando as reivindicações da comunidade, que já foram encaminhadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró.

O principal ponto do encontro foi o pedido de instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Cidade Oeste, que iria atender todo o setor ligado à paróquia. Essa unidade seria utilizada por moradores da Picada I e II, São João da Várzea, Passagem do Rio, Panela do Amaro, Loteamento Estreito e Tropical Ville.

“Além da UBS, que pode ser instalada em um prédio já existente no Cidade Oeste, pedimos à secretária Saudade Azevedo, que nos recebeu na terça-feira (21), que melhorasse o atendimento no Picada I, que foi suspenso por falta de transporte”, acrescentou Petras.

Na proposta de instalação da UBS, o vereador lembrou que seria disponibilizada uma equipe de Estratégia Saúde da Família, um dos pedidos apresentados no encontro, que contou ainda com a presença do pároco Frei Gilmar Nascimento.

“Apresentamos todos os pleitos à secretária e agora ficamos no aguardo de uma resposta positiva”, comentou Petras Vinícius, reforçando que esse é o papel do vereador, ou seja, fiscalizar ações do município e apresentar soluções para setores que apresentem deficiência.

Proposta

Como citado anteriormente, os pleitos nasceram de um encontro na paróquia da Imaculada Conceição. Nessa assembleia, os agentes de pastoral explanaram os inúmeros desafios que passam, sendo atualmente a saúde o mais gritante. Na zona rural da área paroquial, há sete comunidades praticamente sem assistência médica, havendo somente uma equipe médica que atende três dias na Unidade Básica de Saúde Antônio Soares Junior, no bairro Bom Jesus e os outros dois dias se deslocam para as comunidades. O mais agravante é a falta de transporte, impossibilitando o deslocamento dos profissionais.

Diante dessa realidade, os representantes das comunidades sugeriram e aprovaram a proposta de solicitar à Prefeitura soluções imediatas e encaminharam sugestões possíveis de serem concretizadas urgentemente, com as seguintes sugestões:

1. Concluir a estrutura física e colocar em funcionamento a Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Soares Junior, localizada no bairro bom Jesus;

2.      Enviar mais uma equipe médica, para se juntar à equipe que já existe e providenciar transporte oportunizando as equipes condições de deslocamento;

3.      Organizar e colocar em funcionamento o posto na comunidade Cidade Oeste.

A pauta dos pleitos apresentados à prefeita Rosalba Ciarlini pelos membros da paróquia e reforçada pelo vereador Petras Vinícius foi concluída com a mensagem endereçada a prefeita da seguinte forma: “Sendo conhecedores da sua prática cristã, somos conscientes que seremos atendidos”.