Petras Vinícius reforça importância da visibilidade da "Síndrome de Rett"

por Wesley Duarte publicado 08/10/2025 16h31, última modificação 08/10/2025 16h31
Petras Vinícius reforça importância da visibilidade da "Síndrome de Rett"

Foto: Cláudio Júnior/ CMM

Na sessão desta quarta-feira (08) na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o vereador Petras Vinícius (PSD) falou sobre a importância de dar visibilidade à “Síndrome de Rett”, uma condição neurológica rara que atinge exclusivamente meninas e precisa ser mais conhecida e discutida pela sociedade.

Segundo o vereador, meninas com a síndrome nascem normalmente, mas entre os 6 e 18 meses de idade, começam a perder habilidades que já tinham aprendido, como andar, falar ou segurar objetos. Em muitos casos, também passam a ter crises epilépticas e dificuldades para respirar.

“Trago esse tema porque estamos vivendo um momento importante de discussão sobre inclusão. E a ‘Síndrome de Rett’ precisa fazer parte dessa pauta. Essas meninas e suas famílias precisam de apoio, respeito e políticas públicas que garantam seus direitos”, afirmou.

Petras fez questão de destacar o trabalho feito em Mossoró por Tereza Cristina, da APAE, e por Silvana Raquel, que juntas coordenam no Rio Grande do Norte a  Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRE-TE), como líder regional. “Quero reconhecer o trabalho dessas mulheres e de tantas mães que lutam todos os dias por suas filhas”, disse.

O vereador defendeu que é preciso garantir acesso à saúde, inclusão escolar, transporte adaptado e programas de assistência às pessoas com síndrome de rett. E lembrou que, no Brasil, o mês de outubro foi reconhecido como o mês de visibilidade da síndrome de rett, por meio de projeto aprovado no Senado pelo senador Romário.

“Essa Casa precisa somar forças por inclusão, por respeito, por visibilidade. Não só para quem tem Síndrome de Rett, mas para todas as pessoas com deficiência. É nosso papel garantir seus direitos”, concluiu Petras Vinícius.