Políticas públicas para comunidade LGBTQIAP+ é destaque no Tribuna Popular

por Alessandro Dantas publicado 29/03/2023 12h16, última modificação 29/03/2023 12h16
Ariel Rodrigues criticou a burocracia no funcionamento do conselho de políticas para comunidade
Políticas públicas para comunidade LGBTQIAP+ é destaque no Tribuna Popular

Em seu pronunciamento, Ariel Rodrigues destacou a comunidade LGBTQIAP+ (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Tribuna Popular, Ariel Rodrigues, Miss Diversidade RN 2022, discursou, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), sobre a necessidade de discutir a implementação de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAP+ em Mossoró. Ela citou que essas reivindicações já estão previstas na Constituição Federal e na Legislação Municipal, mas não são aplicadas corretamente.

De acordo com a Miss, no ano passado, foi garantida na Lei Orçamentária Anual, uma verba de R$ 70 mil para garantir a criação, funcionamento e manutenção do Conselho Municipal de Políticas LGBTQIAP+. Porém, questionou a efetividade das políticas públicas do conselho, citando que ao participar do concurso de Miss Brasil Diversidade, não obteve nenhum apoio.

“Aqui hoje eu porto essa faixa de Miss RN, que acaba sendo obsoleta. Sendo que, no dia 25 de setembro de 2022, eu participei da Miss Brasil de forma autônoma, sem apoio da Secretaria de Cultura e de nenhuma instituição pública de Mossoró”, disse.

Representatividade

Ariel pediu sensibilidade da Câmara Municipal de Mossoró para as pautas da comunidade LGBTQIAP+, citando a importância da necessidade da ocupação dessas pessoas nos espaços de poder. Nesse sentido, anunciou a criação da página “Comunidade LGBTQIAPN+ Mossoró”, que irá reforçar as cobranças pelos direitos desta população.

Ela também criticou o desmonte das políticas públicas, principalmente na área de assistência social, ressaltando o elevado gasto quando as mulheres trans vão realizar a alteração do seu nome.

“As mulheres precisam escolher, entre pagar aluguel de casa, contas pessoais, como água, luz, internet, alimentação, para fazer o processo de alteração de nome. Esse processo que eu passei, e na época, custou cerca de R$ 950, mas que hoje, pode custar até R$ 2 mil”, frisou.