Potencial transformador da educação é destaque em discursos de solenidade pelos 20 anos da UFERSA
O poder transformador da educação é destaque nos discursos da solenidade em comemoração aos 20 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), realizado na manhã de hoje, 14, na Câmara Municipal de Mossoró.
O vereador Thiago Marques (SD), que é servidor da UFERSA desde os 19 anos, destacou o poder transformador da universidade na vida das pessoas. “Dizem que a UFERSA faz florescer em terra seca. E este é o poder dessa instituição na vida das pessoas. São 20 anos transformando vidas todos os dias pela força da educação. Como servidor da UFERSA, pude mudar a realidade da minha família. Também fui aluno da instituição no curso de administração e vi como a educação melhora a realidade das pessoas”.
Professora Vânia falou em nome dos docentes da instituição e destacou o potencial dos alunos que são formados na UFERSA. “Nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que fazem com que eles contribuam com a sociedade de forma humanizada, e é por isso que a UFERSA é diferenciada. Agradecemos a todas as pessoas que tem contribuído com o crescimento contínuo de nossa instituição”, disse.
Representando os técnicos da UFERSA, Francimar Honorato, servidor aposentado, ressaltou a história da universidade. “Eu chamo de ESAM UFERSA, pois hoje comemoramos 20 anos da UFERSA, mas a história da instituição é mais antiga, antes se chamava ESAM. Eu trabalhei, com muito orgulho, por 45 anos, na universidade. Vi o crescimento dela, vi todo o potencial transformador dela ao longo dos anos em Mossoró e nas cidades do interior do Estado que possuem campi. Desde o início, a instituição contou com professores e servidores qualificados”.
Já o atual reitor da universidade, professor Rodrigo Codes, finalizou os discursos anunciando uma possível ampliação da instituição, “São aproximadamente 1.300 servidores. E vamos crescer cada vez mais. Temos a expectativa de anunciar um grande concurso ainda esse ano. Desafio grande, responsabilidade imensa, mas temos compromisso de sempre defender nossa universidade que é patrimônio mossoroense”.