Câmara de Mossoró debate metas do PPA em audiência pública
A Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta quinta-feira (11), audiência pública para debater as metas e diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. O encontro, que contou com a presença de vereadores, representantes do Executivo e da sociedade, teve como objetivo analisar e discutir os programas e ações planejados pela Prefeitura para os próximos quatro anos.
Segundo a Prefeitura, o Plano Plurianual (2026–2029) foi construído com participação popular, por meio da plataforma “Mossoró Participativa” na internet, e também nas ruas, ouvindo diretamente a população. A iniciativa permitiu que os cidadãos tivessem voz ativa na construção do futuro da cidade, com a oportunidade de enviar ideias e sugestões.
“A participação da população é essencial na construção do nosso PPA. A Prefeitura priorizou a escuta ativa e garantiu a participação popular através da plataforma ‘Mossoró Participativa’. De forma on-line, a população sugeriu, apresentou ideias e isso foi de extrema importância. Cada sugestão recebida foi considerada com atenção” destacou Tatiane Paula, secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças.
Plano Plurianual (2026–2029)
O PPA planeja e define as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para um período de quatro anos. Por meio dele, são estabelecidas a execução das políticas públicas e a aplicação dos recursos em áreas estratégicas.
Para o PPA 2026–2029, a Prefeitura de Mossoró aprimorou e criou alguns projetos, como o Programa Incluir, voltado a inclusão de estudantes com deficiência; programas na educação, como o “De Mossoró para o Mundo”, “Partiu Brasil”, “Bolsa Incentivo e o “Investe Escola”.
Além disso, na área de habitação, está previsto o programa “Mossoró Casa do Povo”, voltado à erradicação de moradias precárias. Na área da saúde, destaca a criação do “Opera Mossoró” voltado para agilizar cirurgias eletivas.
Na assistência social, aprimorou o programa Jovem do Futuro e cria do passe livre estudantil.
Confira o calendário PPA:
03 de Setembro (quarta-feira): Leitura na íntegra do PPA
11 de Setembro (quinta-feira): Audiência Pública para debater o PPA
03 de Setembro (quarta-feira) a 12 de Setembro (Sexta-Feira): Prazo para entrega das emendas ao PPA na Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade.
17 de setembro (quarta-feira): Leitura das Emendas ao PPA
18 de Setembro (quinta-feira) a 02 de Outubro (Quinta-Feira): Prazo para a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade proferir parecer ao PPA
06 de Outubro (segunda-feira): Publicação do Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade ao PPA
07 de Outubro (terça-feira): 1ª Votação do PPA
15 de Outubro (quarta-feira): 2ª Votação do PPA
21 de Outubro (terça-feira): Votação da Redação Final do PPA, se houver