Problemas na saúde pública é reflexo da PEC do Teto de Gastos, afirma Marleide Cunha

por Amanda Santana Balbi publicado 10/11/2021 16h04, última modificação 10/11/2021 16h04
PEC foi aprovada em 2016 e limita investimentos no SUS

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) afirmou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10, que a maior responsável pelos problemas na saúde pública do Brasil foi a aprovação da PEC 241 (ou 55), conhecida também como PEC do Teto de Gastos, aprovada no ano de 2016.

A PEC limitou os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), prejudicando a saúde tanto dos municípios como estadual, explicou a vereadora. “Naquela época, afirmamos que um congelamento de 20 anos nos recursos ia gerar problemas para o SUS e fomos contra. E hoje muitos que aprovaram a PEC fingem amnésia”, ressaltou.

Governadora

A vereadora também defendeu a governadora Fátima Bezerra (PT), que está em viagem à Europa em busca de investimentos para energia eólica no RN.  “Ouvi críticas de vereadores afirmando que ela estaria viajando a passeio. Vamos ter responsabilidade. Ela está buscando investimentos para geração de emprego e renda através de energias renováveis”, disse.