Professor Francisco Carlos cria espaço para cobrar execução das leis em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 24/08/2021 14h21, última modificação 24/08/2021 14h21
Proposta é mostrar leis aprovadas que não são respeitadas
Professor Francisco Carlos cria espaço para cobrar execução das leis em Mossoró

Vereador professor Francisco Carlos na sessão ordinária do dia 24 de agosto de 2021. Foto: Edilberto Barros

Valorizar o trabalho da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) fazendo cumprir as leis aprovadas por este poder, é o grande objetivo da nova missão do vereador professor Francisco Carlos. Através do seu site, professorfranciscocarlos.com.br, o parlamentar pretende pesquisar e divulgar todas as leis aprovadas pelo legislativo mossoroense que estão esquecidas e não são colocadas em prática. Entende o professor que, colocar a lei em prática e respeitar o trabalho do legislador.

A ideia do professor é abrir um quadro informando sobre quais as leis que foram criadas pela CMM e precisam ser respeitadas, ou seja, postas em funcionamento. “Esse trabalho não diz respeito a nenhum vereador ou legislatura em especial, apenas informar quais leis existem e precisam ser respeitadas. Se o papel da casa é legislar, é preciso gerar leis que sejam cumpridas”, questiona o professor. O que não pode ser, acrescenta ele, é a Casa manter uma estrutura de trabalho que depende de investimentos para em seguida não ter a sua produção reconhecida, pois isso gera o maior dos prejuízos que é a frustração de expectativa. De acordo com o vereador essa expectativa é do cidadão que espera pela solução dos problemas após a aprovação da lei, e isso não acontece.

De acordo com o vereador Francisco Carlos, algumas pessoas perguntam quais leis ele pensa trabalhar para beneficiar a sociedade. “Respondo que tenho algumas, porém minha tarefa principal vai ser resgatar o cumprimento das leis. De nada vai adiantar discutir e produzir papel que não vai funcionar. Foto no jornal, discurso, entrevista e depois, não funciona”, sentencia.  Para alimentar o espaço em seu site, Francisco Carlos lembra que não ficará restrito à sua produção parlamentar, ou seja, o vereador que tiver interesse de divulgar sua lei, pode enviar que será divulgada. Como legislador ele disse que o maior desejo é deixar o seu trabalho servindo a sociedade atual e futura.

Dentro de sua nova meta parlamentar, o vereador Francisco Carlos aproveitou para citar uma dessas leis que já existem e precisam ser postas em prática. Trata-se da valorização do trabalho jornalístico, por meio da incorporação desses profissionais e seu envolvimento no cumprimento de obras públicas. “Nós queremos que cada obra em Mossoró, através da empresa contratada, tenha um jornalista dando informações. Não vai criar nada, já existe em lei”, lembrou. Basta, segundo ele, a prefeitura contratar os profissionais da imprensa para se relacionar com a sociedade informando tudo sobre a obra. Atitude positiva para o município que também gera transparência. Para viabilizar essa lei na prática o vereador disse que irá conversar com o sindicato da categoria e a própria prefeitura.

Outra lei é o cumprimento do Código Municipal de Proteção e Bem-estar Animal.  Foram várias as discussões até chegar ao formato final. Foi sancionada e agora corre o risco de ser esquecida. A sociedade precisa tomar conhecimento do Código e reforce a luta dos protetores da causa animal. O professor Francisco Carlos concluiu o seu pronunciamento citando ainda a lei que obriga as empresas que recebam benefícios fiscais, executarem projetos de benefício educacional.