Professor Francisco Carlos ressalta lei que cria premiação no âmbito do ensino municipal

por Amanda Santana Balbi publicado 12/07/2023 12h28, última modificação 12/07/2023 12h28
Premiação é voltada para estudantes, professores e escolas que se destacam

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje,12, o vereador professor Francisco Carlos (Avante) destacou a importância, para o ensino público, da aprovação da lei municipal que cria o Prêmio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Cidade Educação, no âmbito da rede municipal de ensino de Mossoró.

A lei que é de iniciativa do Poder Executivo e foi aprovada ontem pelos vereadores, tem como objetivo implementar o Prêmio IDEB Cidade Educação. O prêmio será concedido a cada dois anos e consiste na premiação de escolas, professores e estudantes que se destacarem no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Francisco Carlos relembrou ainda que há mais de 10 anos já era entusiasta da iniciativa de incentivar a melhoria no ensino através de premiações e avaliações contínuas. “Precisei esperar cerca de dez anos para ouvir, mesmo que não de forma direta, que estava certo quando em 2010 nós apresentamos a lei de responsabilidade educacional, o sistema de avaliação de ensino e a premiação por desempenho no município de Mossoró, inspirada em algo que já ocorria no Ceará”, relatou.

O vereador explicou que na época, muitas críticas de educadores e pessoas do sindicato foram feitas ao projeto idealizado por ele e inspirado no estado do Ceará e na cidade de Sobral e que hoje o Governo Federal reconhece a qualidade do ensino do estado vizinho e quer replicar no Brasil. “Ouvi o presidente Lula destacando a qualidade de ensino no Ceará e o presidente Lula está correto. Das 100 melhores escolas no IDEB, 87 são do Ceará”, relatou.

Francisco Carlos avaliou ainda que a nova lei será positiva para a educação pública municipal. “A premiação não gera competição. Ela incentiva e valoriza o espaço escolar, os estudantes e professores”, declarou.