Projeto da vereadora Marleide Cunha que iguala a importância entre o futebol feminino e masculino é aprovado na Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 12/07/2023 12h41, última modificação 12/07/2023 12h41

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por: Assessoria vera. Marleide Cunha

O Projeto de Resolução nº 185/2023, de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT), tem o objetivo de fomentar a torcida para o futebol feminino e proporcionar mais visibilidade e prestígio para as jogadoras da Seleção Brasileira, assim como acontece com a modalidade masculina, que já é consolidada e reconhecida por todas as pessoas, dessa forma, prevê ponto facultativo para as(os) funcionárias(os) da Câmara Municipal de Mossoró nos horários de partidas da Seleção Brasileira de futebol feminino, assim como aconteceu durante a Copa do Mundo de futebol masculino, em 2022.

Além de ponto facultativo, o projeto de resolução dispõe também de ações de divulgação dos horários dos jogos, conforme datas estipuladas pela FIFA. As atividades podem ser realizadas pela Câmara Municipal para incentivar torcedoras e torcedores a assistirem aos jogos, possibilitando com que, gradativamente, o esporte feminino ganhe mais espaço na mídia.

Com pouca audiência e ainda baixo reconhecimento, o futebol feminino possui menos patrocínios, algo que reflete diretamente na grande diferença salarial entre homens e mulheres presentes neste esporte e tantos outros. Dessa forma, mais do que contribuir para a efetiva igualdade entre os gêneros nas competições esportivas, a medida serve como estímulo às atletas do gênero feminino na cidade de Mossoró para que participem com ainda mais afinco dos esportes e fortaleçam as categorias formadas por mulheres.

A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino será, em 2023, a nona edição do torneio mundial para seleções femininas e está prevista para acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto deste ano.