Projeto de incentivo à leitura é tema da Tribuna Popular

por Amanda Santana Balbi publicado 30/04/2019 12h52, última modificação 30/04/2019 12h52
Leitura na Praça disponibiliza livros de forma gratuita em Mossoró
Projeto de incentivo à leitura é tema da Tribuna Popular

Francisco Edilberto mostra livro de projeto cultural: pedido de apoio (foto: Edilberto Barros/CMM)

O projeto Leitura na Praça, de autoria do cidadão Francisco Edilberto Moreira, foi apresentado aos vereadores durante a Tribuna Popular, na manhã desta terça-feira (30). A iniciativa visa disponibilizar geladeiras desativadas nas praças de Mossoró, que servem como pequenas bibliotecas para a população.

“Colocamos livros doados nestas geladeiras e as pessoas podem levar pra casa, ler e depois devolver para que outras pessoas também leiam”, explicou Francisco.

Com o objetivo de criar mais espaços para o incentivo da leitura, Francisco Edilberto pediu o apoio dos vereadores e da Prefeitura de Mossoró para ampliar ainda mais o projeto. “A intenção é que, ao invés de geladeiras desativadas, as praças possam contar com um espaço de alvenaria para a disponibilização de livros”, explicou.

Posição

Os vereadores presentes na sessão demonstraram apoio ao projeto Leitura na Praça. Alex do Frango (PMB) sugeriu que seja feito um Projeto de Lei para garantir que as geladeiras não sejam retiradas das praças. O vereador Emílio Ferreira (PSD) declarou que já está trabalhando junto ao autor do projeto para buscar mais apoio.

Os vereadores Petras Vinícius (DEM), Izabel Montenegro (MDB), Genilson Alves (PMN), Raério Araújo (PRB) e Ozaniel Mesquita (PR) ressaltaram a importância do incentivo a leitura nos dias de hoje. “Vivemos tempos difíceis e todo projeto que incentive a educação e a cultura terá nosso apoio”, declarou Petras.

Alex Moacir (MDB) parabenizou a iniciativa vinda da população. “Existem outros projetos como este, espalhados por Mossoró, todos visando o incentivo à educação. Lembro que o artista plástico Ricardo Lopes também disponibiliza uma geladeira de livros próximo à casa dele”, destacou Alex.

O vereador professor Francisco Carlos (PP) aproveitou o momento para destacar a Biblioteca Municipal Ney Pontes. “O nome da Biblioteca Municipal de Mossoró faz homenagem a um homem que doou muitos livros para Mossoró. Inclusive, posso dizer que me beneficiei desse ato para conseguir ser aprovado no concurso como professor da UERN. Essas iniciativas da população de doar livros e apresentar projetos de incentivo à educação são muito importantes. A prefeitura deve apoiar estes projetos”, finalizou.

Doação

As geladeiras do Leitura na Praça são abastecidas com livros doados pela população. Quem quiser doar livros pode entrar em contato com Francisco Edilberto, pelo telefone 9-88664816. Os livros também podem ser deixados diretamente dentro dessas geladeiras, que estão localizadas na Rua Manoel Cirilo, bairro Boa Vista, na Praça Raimundo Rubira (Boa Vista) e no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Francisco Edilberto Moreira
Francisco Edilberto Moreira disse:
01/05/2019 07h07
Estou grato a câmara de vereadores de Mossoró pela oportunidade de expor meu projeto Leitura na Praça, e pelo apoio obtido.
Mossoró rumo a uma nova história
Educação atravez da leitura, vamos voltar as raizes e escrevee dias melhores para nossa população.
Conti comigo.
F. Edilberto Moreira