Projeto de Marleide reconhece Ursos de Mossoró como patrimônio cultural

por Alessandro Dantas publicado 16/08/2023 11h20, última modificação 16/08/2023 11h20
Vereadora apresentou Projeto de Lei, aprovado hoje (16), que visa valorizar a diversidade cultural da cidade
Projeto de Marleide reconhece Ursos de Mossoró como patrimônio cultural

Vereadora Marleide Cunha em pronunciamento, hoje (16), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (16), a vereadora Marleide Cunha (PT) defendeu a aprovação do Projeto de Lei n° 77/2023, de sua autoria, que propõe o reconhecimento da manifestação carnavalesca do urso de Mossoró como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta foi aprovada na sessão desta quarta-feira, por unanimidade, em regime de urgência especial.

Tendo em vista a comemoração do Dia do Folclore, em 22 de agosto, Marleide Cunha afirmou que a cultura é um tema bastante amplo e envolve todo processo de conhecimento da humanidade.

“São manifestações culturais, tradicionais, populares, eruditas. A cultura também faz um recorte nas manifestações espontâneas, buscando resgatar e preservar essas memórias”, disse Marleide.

Com isso, segundo a vereadora, os ursos de Mossoró são alegria para muitas pessoas, ao mesmo tempo que também transmite medo para algumas crianças, mas o movimento é uma manifestação cultural importante para o município, por isso é oportuno o reconhecimento como Patrimônio Imaterial da cidade.

“É importante que haja um fortalecimento da cultura em Mossoró. É necessário ampliar cada vez mais as diferentes manifestações culturais, como dança, cordel, culinária, artesanato e o forró raiz”, exemplificou Marleide, ao mesmo tempo que reforçou que valorizar a cultura é valorizar o povo.