Quase mil pessoas obtêm RG na Câmara de Mossoró

por Regy Carte publicado 11/12/2023 13h08, última modificação 11/12/2023 13h08
Serviço é prestado no setor de Atendimento ao Cidadão da CMM
Quase mil pessoas obtêm RG na Câmara de Mossoró

Mãe retira de carteira de identidade do filho na Câmara de Mossoró (foto: Edilberto Barros/CMM)

Este ano, 999 pessoas obtiveram a Carteira de Identidade por intermédio da Câmara Municipal de Mossoró. O Poder Legislativo oferece emissão de Registro Geral (RG), em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam/RN) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN).

Tal cooperação estimula a cidadania em Mossoró, segundo o presidente da Câmara, Lawrence Amorim. “Por identificar oficialmente uma pessoa, o RG permite a participação plena na sociedade, porque fornece prova para abrir conta bancária, obter emprego, votar, viajar, acessar a serviços diversos”, observa.

Para isso, ele informa que a Câmara de Mossoró criou, este ano, o Departamento de Atendimento ao Cidadão. Se considerados os agendamentos para as Centrais do Cidadão, o total de atendimento mais que duplica: supera as duas mil pessoas.  A Câmara encaminha às Centrais, quando a procura excede a sua capacidade.

“O agendamento também é importante, porque muita gente tem dificuldade de agendar, seja por falta de acesso à internet ou inabilidade para operar a plataforma. Então, quando não obtém o RG já na Câmara, o cidadão sai de lá com data e horário marcados nas Centrais do Cidadão”, informa Lawrence.

Orientação social

O vereador destaca ainda o suporte a pessoas carentes de informação. Exemplo: gente que precisa da 2ª via da certidão de nascimento ou de casamento para solicitar o RG. Mas não sabe que, sendo de baixa renda, tem direito à gratuidade. Em cartório, a 2ª via desses documentos custa mais de R$ 100.

“Nesses casos, a Câmara direciona ao Plantão Social da Prefeitura para o cidadão usufruir da gratuidade na forma da lei. Na sequência, a pessoa já volta à Câmara com a segunda via da certidão para requerer seu RG”, conta Lawrence.

A CMM também orienta sobre a gratuidade do documento de identidade para família com renda per capita de até R$ 218, além de prestar todas as informações sobre outros documentos civis, como Título de Eleitor e Carteira de Trabalho.

Papel social

“Ou seja, é uma prestação de serviço também para pessoas vulneráveis social e economicamente”, frisa Lawrence. Ele acrescenta que a localização da Câmara, no Centro da cidade, facilita o acesso das pessoas.

Por fim, o presidente agradece à Fecam, ao Itep e à Prefeitura pela parceria, e parabeniza os servidores (a) da CMM pelo trabalho.

“Com isso, atendemos este ano centenas de crianças, adultos e idosos, com a expectativa de ampliarmos em 2024. É a Câmara indo além da sua função legislativa, alcançando também o social em Mossoró”, conclui.

CMM suspende emissões e faz entrega de documentos

No último dia 1º, após zerar a fila de atendimentos, o Departamento de Atendimento ao Cidadão da Câmara de Mossoró suspendeu, temporariamente, a emissão de RG, a fim de se adequar ao sistema da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A medida atende determinação da direção-geral do Itep-RN, com base no Decreto Federal 11.769, de 6 de novembro de 2023. Essa norma disciplina a migração de todos os sistemas do Brasil para a base de dados nacional da CIN.

Segundo a coordenadora do Departamento na Câmara, Lindsay Lopes, o setor retomará as emissões de RG em 2024. “Mas a Câmara continua a atender o público para entregar documentos que aguardam a retirada”, informa.

A servidora pública acrescenta que, enquanto a emissão de RG estiver suspensa no Legislativo, recomenda-se solicitá-lo nas Centrais do Cidadão em Mossoró.