Raério Araújo destaca modernização dos serviços na prefeitura de Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 07/12/2021 13h34, última modificação 07/12/2021 13h34
Parlamentar critica reajuste estadual e falta de compromisso com o HRTM
Raério Araújo destaca modernização dos serviços na prefeitura de Mossoró

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

A prefeitura de Mossoró se utilizará, a partir desse mês de dezembro, de um programa que tem como objetivo maior facilitar a realização de vários serviços. Isso será possível graças ao lamento do Programa Mossoró Digital. Essa garantia foi repassada pelo vereador Raério Araújo (PSD) que lamentou o fato de uma cidade da grandeza de Mossoró ainda depender do papel e do carbono para realizar os seus serviços. De acordo com o anúncio, a partir de agora tudo será digitalizado, até mesmo a folha de pagamento que, até então, apenas uma pessoa estava qualificada para a sua confecção.

Lembrou Raério que, atualmente, qualquer criança já dispõe de um computar moderno ou celular, por isso considera inadmissível que durante muito tempo Mossoró esteja na dependência do papel e não tenha se modernizado migrando para o mundo digital que, por sua vez, também gera maior transparência da administração pública. “Reforço a importância do programa e aproveito para parabenizar o prefeito Allyson Bezerra por mais essa importante decisão de sua gestão”, acrescentou.

Além da questão de digitalização dos serviços da prefeitura, o vereador Raério Araújo também acompanhou o prefeito no ato de assinatura que autoriza a abertura de licitação para a reforma do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Raério destaca como um ato importante já que esse equipamento cultural estava sem uma reforma já haviam se passado 17 anos. Citou como exemplo o ar-condicionado quebrado e parte do teto que já estava caindo. Enquanto isso promessas do passado de uma reforma, nunca concretizada, ficaram sempre no papel. O vereador acredita que em 2022 o teatro será entregue a população de forma mais confortável. O teatro, garantiu Raério, será reaberto com a estrutura necessária para receber atração local ou nacional.

Estadual

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá passar por um reajuste para o ano de 2022 no Rio Grande do Norte. Essa foi a base da crítica ao governo Fátima Bezerra (PT) levantada pelo vereador Raério Araújo em pronunciamento no plenário da
Câmara Municipal de Mossoró. De acordo com o parlamentar vem sendo anunciado pelo governo do estado um reajuste de 30% (trina por cento). “Se hoje com os valores cobrados os proprietários não conseguem pagar, imagine com esse reajuste. E isso em um estado que não tem estrada de qualidade”, avaliou. De acordo com Raério, o que existe são animais na pista de rolamento que são estreitas e quase batendo retrovisor contra retrovisor quando os veículos se cruzam.

Enquanto as estradas são abandonadas, a governadora resolve aumentar a cobrança de impostos, porém, sem retorno que possam gerar conforto e segurança à população. Raério Araújo citou a RN-015, Mossoró/Baraúna, responsável por escoar riquezas da fruticultura, porém sem nenhuma segurança registra com frequência acidentes, alguns com vítimas fatais. A mesma situação, acrescentou o vereador, registrada no acesso aos municípios de Grossos e Tibau. Com tantos impostos sendo reajustados, disse o vereador, quem compra carro novo paga imposto mais caro do que a mensalidade.

Outro equipamento do estado que mereceu críticas do vereador Raério Araújo (PSD) foi o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). “Vai terminar o governo Fátima e o HRTM não oferece nenhum conforto para a população. O dinheiro tem, mas não faz reforma e nem compra equipamento”, lembrou. Os valores dizem respeito aos R$ 15 milhões transferidos via emendas do senador Styvenson Valentim (Podemos), até o momento não foram utilizados para compra de equipamentos e reforma do hospital regional em Mossoró.