Raério Araújo destaca valorização do professor e critica programa Agricultura Familiar

por Sérgio Oliveira publicado 23/02/2022 12h06, última modificação 23/02/2022 12h06
Vereador também condena postura na distribuição do leite

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

Os atos das gestões municipal em Mossoró e estadual no Rio Grande do Norte ligados as áreas da educação, distribuição de leite e agricultura deram o tom ao pronunciamento do vereador Raério Araújo (PSD), durante o grande expediente da sessão ordinária da quarta-feira, 23. Em sua fala, destacou sua participação no Jornada Pedagógica que aconteceu no Hotel Thermas, e na sequência, criticou duramente a desconstrução do Programa do Leite em Mossoró e enalteceu a forma como vem sendo assistida o setor de agricultura no município.

Na terça-feira, 22, o vereador Raério participou junto com o presidente do legislativo, Lawrence Amorim, e outros vereadores da Jornada Pedagógica de Mossoró. “Aproveito para parabenizar a secretária de educação, Hubeônia Alencar, pelo excelente trabalho que vem sendo realizado, mostrando na prática que Mossoró pode ser mudada positivamente. Cito também o prefeito que, em sua fala, mostrou o quanto tem zelo pelo dinheiro público e respeita os servidores citando as progressões realizadas ano passado e mais 311 que serão publicadas em breve no JOM”, comentou, acrescentando que na prática essa é uma valorização real dos professores.  Ainda sobre o trabalho realizado na secretaria de educação, citou o vereador, esse ano as matrículas foram realizadas de forma online, sem precisar o pai dormir na rua. E como fruto de um bom trabalho ainda existem 600 vagas para serem preenchidas.

Saindo do cenário local e analisando as políticas públicas capitaneadas pelo governo do Estado, o vereador Raério Araújo teceu duras críticas as ações da chefe do executivo estadual, Fátima Bezerra, em relação a cidade de Mossoró e municípios da região Oeste. “Falando da agricultura familiar, por exemplo, que foi um projeto da deputada Isolda, porém não chega aos mais pobres. Fui procurado por algumas pessoas que pediram para falar do assunto, pois anda cada dia mais difícil ter acesso a esse programa”, sentenciou. De acordo com Raério, ninguém consegue vender seus produtos através do programa Agricultura Familiar, com isso o programa só tem gerado prejuízos as famílias da zona rural que não são indicadas por líderes comunitários. “As pessoas me disseram que no RN esse projeto é mais uma balela, pois não chega as pessoas que realmente precisam”, concluiu.

Outro programa do governo estadual criticado pelo vereador mossoroense foi o Programa do Leite. Disse Raério que, hoje um total de 48 municípios não recebem mais esse produto que se somam aos 98 municípios que tiveram a distribuição reduzida pela metade. “Em Mossoró, o idoso não recebe mais o leite, é totalmente abandonado e massacrado, assim como acontece em outras cidades do Oeste”, afirma Raério Araújo. Ele citou ainda que, quando existe a distribuição essa nunca acontece na data marcada e, na zona rural, virou objeto de politicagem. Lembrou ele do tempo em que os voluntários faziam a distribuição de forma correta. Hoje, mesmo pessoas sendo pagas para esse trabalho, ele não acontece como desejado.

Corte de Terra

Voltando suas atenções para o cenário local, em particular a zona rural de Mossoró, o vereador Raério Araújo destacou o trabalho do corte de terra no período chuvoso. Ele aproveitou para anunciar que já foi concluído esse corte em 50 comunidades, lembrando que na gestão passada essa situação era bem diferente com apenas alguns agricultores sendo beneficiados. Aproveitou e enalteceu o bom trabalho que realiza na pasta da agricultura o secretário Flaviano Moreira e o próprio prefeito Allyson Bezerra com sua equipe. Acrescentou como sendo outro ponto positivo a manutenção dos poços tubulares que agora recebem atenção com serviços semanais, e não apenas quando quebram, como acontecia antes.