Raério Araújo diz que é preciso saber usar recursos e cobra repasse de emendas

por Sérgio Oliveira publicado 10/11/2021 13h45, última modificação 10/11/2021 13h45
Vereador defende apoio ao prefeito que vem atendendo à população
Raério Araújo diz que é preciso saber usar recursos e cobra repasse de emendas

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

As recentes discussões em torno das emendas que são destinadas a cidade de Mossoró, provocou mais uma vez o debate no plenário da Câmara Municipal. Tratando do tema em dois aspectos, o vereador Raério Araújo (PSD) disse que é preciso saber utilizar o dinheiro público e relata números que contradizem aqueles que defendem a tese de que Mossoró tem recebido esse recurso, principalmente, por ação do deputado federal Beto Rosado.

No primeiro momento, o vereador contestou as críticas daqueles que falam que os recursos das emendas não estão sendo utilizados. “É preciso ter calma, não se faz as coisas como se fosse um toque de mágica, isso demanda tempo”, comentou Raério. Na sequência, ele lembrou que na gestão passada, citando os últimos 45 dias, foi uma pressa para gastar R$ 51 milhões do Finisa, e agora é preciso, disse Raério, perguntar em que toda essa quantia foi investida. Na opinião do vereador, a pressa foi usada para jogar o dinheiro público fora e, nesse momento, é preciso ter capacidade para colocar os recursos de forma justa em favor da população. Ainda de acordo com Raério Araújo, hoje o prefeito Allyson mostra a população como se gasta de forma certa em uma cidade que estava arrasada.

EMENDAS – O vereador do PSD diz ter em mãos os números dos últimos 05 anos como demonstrativo das emendas parlamentares que, segundo dizem, foram enviadas para Mossoró. “Vamos falar a verdade. Em 2016 não veio nada para Mossoró, e o motivo seria o fato de ser prefeito Francisco José Júnior. Em 2021, o valor de R$ 16.297.000,00 (Dezesseis milhões, duzentos e noventa e sete mil reais), são referentes as emendas individuais, e Mossoró não recebeu nada em seu CNPJ, apenas um repasse destinado a Associação dos Amigos, dirigida por uma pessoa da família do deputado Beto. Mas, Mossoró não recebeu nada, eu digo e provo”, sentenciou.

Lembrou Raério que o presidente do legislativo mossoroense, vereador Lawrence Amorim, foi até Natal participar de uma reunião com deputados federais e lá tomou conhecimento dos valores repassados ao município. “É uma tristeza as emendas de bancada que recebe Mossoró, uma cidade polo, que não chega a 5 milhões”, lamentou. Apesar das críticas que recebe por fazer referências negativas as gestões passadas, o vereador defende sua posição considerando que só assim poderá fiscalizar melhor o que é feito com o dinheiro que deveria ser gasto em benefício do povo. Citou inclusive que hoje estão devolvendo ao governo federal dinheiro não foram investidos no período da Copa do Mundo de 2014. Mesmo Mossoró não estando no roteiro da Copa, ainda perdeu dinheiro por falta de projetos. Valores, por exemplo, que poderiam ser utilizados para realizar a promessa de recuperação do estádio Nogueirão que nunca aconteceu.

SAÚDE PÚBLICA – Sobre o tema saúde pública, o vereador Raério Araújo defendeu a criação de uma comissão para discutir e buscar soluções para este setor, diante do descaso existente com a cidade de Mossoró. O parlamentar falou que, pessoalmente, não tem nada contra o governo estadual, porém, sua obrigação é defender melhor assistência ao povo. “O que não pode é Mossoró ter pessoas passando de cinco a seis dias enfartadas na UPA porque o Hospital Regional Tarcísio Maia não quer receber”, denuncia. Relatou episódio em Natal onde uma pessoa morreu sem socorro médico e gravou tudo em um celular. Entende Raério se essa medida não fosse tomada teria morrido à míngua, como acontece com pessoas da zona rural de Mossoró, e ninguém iria saber os motivos. A situação é grave e o vereador defende que seja combatida na busca da melhor solução.