Raério Araújo fala sobre FGTS, transporte escolar e CAERN

por Sérgio Oliveira publicado 27/04/2022 12h06, última modificação 27/04/2022 12h06
Vereador critica descaso com Mossoró
Raério Araújo fala sobre FGTS, transporte escolar e CAERN

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

A notícia de que cerca de 1500 servidores municipais em Mossoró receberão uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que vinha sendo pleiteado por via judicial gerou debate no plenário do legislativo mossoroense. O tema foi levado durante o grande expediente pelo vereador Raério Araújo (PSD) que, também, falou sobre a questão do ônibus escolar e dos serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). 

Sobre o FGTS, como a luta é de vários anos, o vereador fez um apelo para que o Sindicato que representa a categoria e defendeu esse pagamento, possa agora liberar os valores por completo. “Seria interessante o sindicato não cobrar nenhuma taxa pela defesa feita, nem mesmo o advogado. O dinheiro ficaria todo para o servidor que já paga a sua mensalidade”, defendeu. Entende Raério que, quem paga o sindicato tem direito receber assistência e o FGTS não foi pago antes por pura maldade da gestão passada. 

No segundo ponto, o vereador tratou da questão do transporte escolar e lamentou a ausência no plenário da vereadora Marleide Cunha (PT) que, segundo Raério, vem distorcendo informações pelas redes sociais. De acordo com o vereador, o Estado tem retirado o ônibus escolar, principalmente da zona rural, e a vereadora quer passar para a população que é responsabilidade do município. 

Hoje o governo estadual deixará o transporte escolar atendendo apenas dois bairros de Mossoró. “Enquanto isso, o município, com ônibus novos, resolveu a situação da Maisa”, acrescentou Raério. Fechando esse tema o vereador pediu mais respeito do Estado com a educação que é algo essencial para a formação do cidadão. 


Problemas com a CAERN

Os serviços prestados pela Caern seguem gerando duras críticas. De acordo com o vereador Raério Araújo, além do serviço de péssima qualidade oferecido pela companhia, quando falta água em vários bairros de Mossoró, a empresa estraga a cidade e o Rio Grande do Norte espalhando buracos por todos os lados. “Pode vender a Caern que será melhor para Mossoró e o povo do Rio Grande do Norte”, sentenciou Raério. 

Lembrou o vereador que, apesar de tudo isso, a empresa conseguiu um lucro em 2021 que ficou em torno dos R$ 58 milhões. Aproveitou para questionar qual o destino dado para tamanha soma, já que os serviços não aparecem com qualidade em favor do povo. Como exemplo de descaso citou a buraqueira deixada pela Caern na importante Av. Alberto Maranhão, entre outros pontos. Mais uma prova de que a empresa não cumpre com sua parte nos acordos que fecha com o município.