Raério Araújo usa tribuna para falar sobre educação e saúde

por Sérgio Oliveira publicado 22/03/2022 12h12, última modificação 22/03/2022 12h12
Vereador comemora melhoria no transporte escolar
Raério Araújo usa tribuna para falar sobre educação e saúde

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

Os investimentos na educação, mais especificamente no transporte escolar da zona rural, e a repercussão da audiência pública que discutiu a situação do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ganharam destaque no grande expediente na sessão ordinária da terça-feira, 22, no plenário João Niceras de Morais, da Câmara Municipal de Mossoró. A iniciativa de discutir os dois temas foi do vereador Raério Araújo (PSD) ao fazer uso da tribuna. 

O vereador começou sua fala destacando que o município de Mossoró tem hoje a garantia de ônibus escolar na comunidade da Maisa, principalmente, para o pessoal que cursa faculdade. Lembrou Raério que antes era um problema sério e hoje, graças às ações da secretaria de educação, esse serviço é prestado com eficiência, diante das dificuldades que é residir na zona rural e estudar no perímetro urbano.

Outro ponto destacado por Raério como importante, é o diálogo aberto entre a secretaria de educação e o pessoal que tem alguma deficiência e estuda na rede municipal de ensino. “Destaco como diálogo importante diante das pessoas que necessitam desse apoio. Isso é o respeito ao direito dessas pessoas com deficiência”, comentou. Ainda de acordo com o vereador, hoje já existe um trabalho para contratar as pessoas que darão assistência aos alunos especiais em sala de aula. 

Por sua vez, também, segue a chamada de professores substitutos para organizar e resolver as deficiências existentes na zona rural. Por fim, informou Raério, que existe um trabalho para a renovação na frota de ônibus. Antes abandonados hoje o tratamento com os alunos é diferente e já existe a informação que a prefeitura receberá ônibus novos e não será mais necessário alugar, diminuindo despesas para o município. 


Saúde

Em relação ao segundo tema levantado por Raério Araújo, em seu pronunciamento, disse que, depois da audiência pública sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia, constatou que esse é o único hospital do RN que não fez uma licitação ainda. Nem mesmo para comprar uma caneta, o que dificulta mais ainda o serviço prestado por essa unidade de extrema importância para Mossoró e região Oeste. “Na verdade, desvirtuaram a discussão de ampliação. Construído nos anos 80, até hoje não passou por nenhuma melhoria, além de algumas salas bancadas pela maçonaria. O secretário que veio, Cipriano Maia, usou o tempo para fazer uma prestação de contas do Estado e esqueceu da reforma do hospital”, comentou o vereador. 

Ainda sobre a reforma de ampliação que é defendida para o Hospital Tarcísio Maia, o vereador Raério disse que não é feita por falta de iniciativa do governo, pois o dinheiro já existe, fruto de emendas do senador Styvenson Valentim. Para encerrar o seu pronunciamento, o vereador disse haver recebido denúncia de que há três meses os médicos que trabalham no HRTM estão sem receber seus salários e no trabalho da noite a única refeição é sopa, afirmando que assim fica difícil prestar um bom serviço à população.