Raério cobra pagamento de dívidas do Estado à Prefeitura

por Regy Carte publicado 06/09/2023 11h49, última modificação 06/09/2023 11h49
Segundo vereador, falta de repasses prejudica a prestação de serviços à população
Raério cobra pagamento de dívidas do Estado à Prefeitura

Vereador Raério, na sessão desta quarta-feira, 6 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Raério Araújo (PSD) voltou a cobrar o pagamento de dívidas do Governo do Estado com a Prefeitura de Mossoró. Ele lembrou que o débito soma R$ 117 milhões e que a falta de repasses prejudica a prestação de serviços à população. Como exemplo, citou a área da saúde.

“Só com a Saúde, a dívida do Estado com o Município é de mais de R$ 36 milhões. Isso compromete compra de insumos e medicamentos à Saúde de Mossoró”, alertou o parlamentar, em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (6).

Ele pediu, portanto, mais atenção do Governo do Estado com a Mossoró. “Que a governadora (Fátima Bezerra) olhe para Mossoró, não venha só em época de eleição. Que olhe, por exemplo, para o péssimo serviço que a Caern, presta em Mossoró, para a demora de 50 a 60 dias para o cidadão receber um RG”.

Para piorar a situação, segundo Raério, o Governo Federal começou a “massacrar” municípios pequenos, com queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na avaliação dele, o problema afeta principalmente municípios do Nordeste, o que contribuiu para a paralisação de dezenas de prefeituras, semana passada.

Outros temas

No mesmo pronunciamento, o vereador registrou o lançamento em Mossoró da campanha Setembro Amarelo. Trata-se de iniciativa brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ráerio também destacou a entrega pela Prefeitura de Mossoró do calçamento da Rua Francisca Maria de Morais, entre o conjunto Vingt Rosado e a rua do campus da Uern (Antônio Canpos), e o asfaltamento da Rua Professor Manoel João, no bairro Doze Anos. Ele participou de ambas as entregas, no final de semana passado.