Raério convoca homens para quebrar o preconceito e participar do Novembro Azul

por Sérgio Oliveira publicado 03/11/2021 18h31, última modificação 03/11/2021 18h31
Vereador parabeniza equipe de saúde pelo trabalho no Outubro Rosa
Raério convoca homens para quebrar o preconceito e participar do Novembro Azul

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros

Dois temas importantes ligados a questão da saúde do homem e da mulher, estiveram em destaque no pronunciamento do vereador Raério Araújo (PSD), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, na quarta-feira, 03, após os feriados do Dia do Servidor Público e Dia de Finados. No primeiro momento ele destacou a importância da participação dos homens na programação do Novembro Azul e logo em seguida parabenizou pelo trabalho realizado durante o Outubro Rosa.

Em relação ao Novembro Azul, mês de orientação aos homens para a realização do exame preventivo da próstata, o vereador Raério Araújo fez um apelo para que o preconceito seja quebrado e todos possam participar e tratar desse problema que é grave. “O melhor nesse momento, sem medo ou preconceito, é prevenir, pois depois da descoberta da doença em estado avançado, fica difícil o seu tratamento”, alerta. Raério citou como exemplo uma pessoa da própria família que vive hoje o drama de conviver com o câncer da próstata, diante das dificuldades para tratar e reverter o quadro.

Sobre a programação do Outubro Rosa, esse no sentido de combater o câncer de mama, o vereador aproveitou para parabenizar pela organização no período e nos cuidados dispensados às mulheres de Mossoró. “Foi um mês bastante concorrido, por isso quero parabenizar a equipe de saúde do município que realizou um bom trabalho. Lembro a ex-vereadora Izabel que colocou um ônibus em 2019, e as pessoas ficaram satisfeitas com o gesto”, citou. Para a campanha de 2021, o vereador destacou a parceria com empresários que colocaram um ônibus no Sesc, no qual foram realizados cerca de 2 mil exames, situação, segundo ele, nunca visto antes.

Raério também parabenizou o prefeito Allyson Bezerra que abraçou essa causa, levando conforto às mulheres. Defendeu o vereador que muitas não conseguiriam um exame tão importante. Aproveitou para convocar as mulheres no sentido de continuar procurando as unidades de saúde para os exames de prevenção, como também o próprio Sesc que manterá esse serviço além do mês de novembro.

Outros temas

Ainda fazendo uso da tribuna, o vereador Raério Araújo abordou outros temas, com destaque para a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a estrutura montada para o Dia de Finados nos cemitérios de Mossoró. Sobre a pandemia da Covid, alertou a população para que continue se vacinando. Citou que hoje o Rio Grande do Norte voltou a ocupar os leitos destinados as pessoas contaminadas, já atingindo 50% (cinquenta por cento) do seu total. “Na China a situação voltou a se agravar e hoje a população já estoca comida temendo nova crise”, alertou. Raério lamentou que as pessoas não procurem os locais de vacinação, porém no final de semana lotaram uma festa na cidade de Tibau, buscando aglomeração que pode complicar mais ainda o quadro atual.

Sobre as providências adotadas pela Prefeitura de Mossoró para o Dia de Finados, de acordo com Raério, ouviu muitos depoimentos elogiando o trabalho nos cemitérios, a segurança com a presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, como também a limpeza. “Até mesmo o espaço destinado a venda de produtos para o dia, a organização chamou a atenção de todos, por isso parabenizo o prefeito e todas as equipes evolvidas”, concluiu. Em anos anteriores, na visão do vereador, esse quadro era diferente e não dava o respeito que merece a população na hora de relembrar os seus entes queridos que se foram.