Sandra Rosado homenageia professores e agricultores em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 28/07/2020 12h53, última modificação 28/07/2020 12h53
Professor Carlos Escóssia e professora Graça Costa recebem homenagem da vereadora
 Sandra Rosado homenageia professores e agricultores em Mossoró

Vereadora Sandra Rosado durante sessão ordinária remota da Câmara. Foto: Edilberto Barros

Momentos de emoção e reconhecimento na sessão remota da  Câmara Municipal de Mossoró na terça-feira, 28. A vereadora Sandra Rosado, consternada com as mortes do professor e primo Carlos Escóssia e da professora Graça Costa, utilizou o grande expediente da sessão do legislativo para homenagear e reconhecer o trabalho realizado pelos dois. A vereadora também homenageou o agricultor mossoroense e pediu apoio para dois projetos de sua autoria.

Na homenagem ao professor e primo Carlos Escóssia, que lutava contra um câncer desde o início do ano, a vereadora lembrou que a morte aconteceu na segunda-feira e nesta terça-feira, 28, ele completaria 68 anos. “Carlos Escóssia soube fazer da sua vida um ato de amor através do estudo, como professor da Faculdade de Ciências Econômicas, servidor da Ufersa e socialista. Ele soube fazer dos seus atos e ensinamentos um instrumento de transformação das pessoas”, disse Sandra. A vereadora lembrou da amizade com o primo desde criança e afirmou que ele sempre foi um parceiro, um consultor e conselheiro em sua vida política.

Entre os pontos positivos que formavam a personalidade de Carlos Escóssia, a vereadora destacou sua capacidade de grande conquistador de amizades. De acordo com Sandra, até as suas críticas eram diferenciadas, se utilizando de bom humor para externar. Sandra também nominou todos os filhos e irmãos do seu primo, lembrando da importância de todos em sua vida, afirmando que ele fará muita falta à sua família e a cidade de Mossoró. “Faço essa homenagem com emoção, pois lembro quando ele disse que não tinha como medir o carinho que sentia por mim e eU sempre senti o mesmo por ele”, concluiu.

A segunda homenagem da vereadora em seu pronunciamento foi para a professora Graça Costa, da comunidade rural do Jucuri, vítima do Covid-19. Graça era professora das redes municipal e estadual de ensino, além de fazer parte, em alguns momentos, da luta e vida política da vereadora. “Como homenagem a Graça, eu quero pedir à prefeitura de Mossoró, que por favor, realize uma testagem na comunidade de Jucuri”, solicitou Sanda, lembrando que essa atitude pode salvar a vida de muitas pessoas. A partir do momento que alguém testa positivo e se isola, acrescentou, diminui a possibilidade de transmissão.

Agricultores e projetos

A vereadora Sandra Rosado também rendeu homenagens aos agricultores da região de Mossoró. Lembrou inclusive da frase de um ex-presidente americano quando disse: “A cidade pode morrer e vida continua, o campo morrendo não tem como a cidade sobreviver”. Neste caso uma referência e reconhecimento da importância do agricultor em sua luta diária para produzir alimento para o campo e cidade. “Destaco em particular a agricultura familiar. Hoje esse processo projeta para as pessoas alimentos saudáveis”, acrescentou.

Sobre projetos de sua autoria, a vereadora pediu apoio aos seus pares para duas matérias que deram entrada na casa para apreciação. O primeiro projeto diz respeito a criação de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota em Mossoró para atender o número crescente de ciclistas. E o outro projeto propõe a criação do Programa de Preservação, Revitalização, Tombamento e Desapropriação dos campos de futebol em Mossoró. Com isso, entende a vereadora, a prefeitura poderá desenvolver um trabalho que realmente incentive o esporte amador no município.