Saúde do Município apresenta balanço completo do ano 2020

por Regy Carte publicado 13/08/2021 11h51, última modificação 13/08/2021 11h51
Entre os dados, está o total de casos confirmados de Covid-19 e de mortes pela doença
Saúde do Município apresenta balanço completo do ano 2020

Audiência pública, nesta sexta-feira (13) prestou contas de todo ano 2020 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta sexta-feira (13), mais um ciclo de prestação de contas da Saúde Pública do Município, dessa vez, referente aos 12 meses de 2020. Entre os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, está o total de casos confirmados de Covid-19 (34.944) e de mortes pela doença (231 residentes em Mossoró), no ano passado.

Do total de casos notificados, 17.874 foram registrados em homens e 17.066 em mulheres. O mês com maior registro oficial de casos em 2020 foi julho (7.488). Ao todo, foram feitos 34.944 testes para Covid-19, dos quais 13.997 de Swab e 20.950 testes rápidos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Na audiência pública, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram dados diversos sobre a saúde de Mossoró, como serviços, indicadores, estrutura em funcionamento, cobertura, determinantes, condicionantes de saúde e aspectos epidemiológicos.

A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Paulo Igo (SD), e contou com a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, e representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern/professora Keliany Pinheiro), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Tales Linhares).

Também participaram os vereadores Wiginis do Gás, Raério, Costinha, Genilson Alves, Francisco Carlos, Lucas das Malhas, Marleide e Omar Nogueira.

Sequência

Foi a segunda de três audiências públicas para prestação de contas da saúde na Câmara Municipal. A primeira, ontem (12), apresentou o balanço dos últimos quatro meses de 2020. A terceira reunião, segunda-feira (16), às 9h, será referente ao primeiro quadrimestre de 2021.

“O trabalho tem sido muito positivo, reiterando que Saúde também é prioridade em Mossoró e na Câmara. Estamos cumprindo a Lei Complementar 141/2012, que regulamenta transparência no Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisa o vereador Paulo Igo. As audiências são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 TCM e pelo site do Legislativo: www.mossoro.rn.leg.br).