Saúde mental dos servidores preocupa vereadora Marleide Cunha

por Sérgio Oliveira publicado 06/07/2021 12h21, última modificação 06/07/2021 12h21
Ela propõe criação de Programa de Assistência à Saúde Mental
Saúde mental dos servidores preocupa vereadora Marleide Cunha

Vereadora Marleide Cunha quer projeto em prol da saúde mental dos servidores públicos municipais. Foto: Edilberto Barros/CMM

De volta às atividades presenciais, com as sessões ordinárias acontecendo no plenário da Câmara Municipal, a vereadora Marleide Cunha (PT) usou a tribuna para tratar de um tema muito preocupante. Ela abordou a questão relacionada à saúde mental dos servidores municipais. De acordo com a vereadora, esse é um problema sério em Mossoró que necessita de providências urgentes para o seu combate.

Marleide comentou que já vem acompanhando essa situação e o sofrimento é frequente diante das mudanças no trabalho, a precariedade do serviço, baixo salário que tem causado sofrimento profissional grande, principal causa de transtornos psíquicos. “Estamos apresentando um Projeto que cria a Assistência à Saúde Mental dos Servidores Públicos de Mossoró, voltada para ações que possam prevenir esse tipo de doença”, comentou. Essa proposta também tem como motivação o fato de os gestores reclamarem do afastamento dos servidores e a vereadora compreende que gera prejuízo ao município, porém esse é um tratamento longo.

Diante de todo o exposto, entende a vereadora, é preciso que o município tenha ações para cuidar da saúde mental daqueles que estão no dia a dia e precisam atender as demandas da população, que muitas vezes são frustradas. Hoje, já existem pesquisas que comprovam o transtorno de servidores públicos, em todos os níveis, ou seja, municipal, estadual e federal, como sendo a primeira causa de todos os afastamentos. Marleide acrescenta que, olhando aos assistidos por benefícios do Previ Mossoró ou do INSS, é fácil constatar esse quadro. São pessoas com depressão, síndrome de Burnout, síndrome do Pânico, e demais doenças ligadas a questão psíquica. “Principalmente as mulheres, que além do serviço público, tem uma jornada cruel com o trabalho doméstico para cuidar da sua família”, acrescentou, reforçando a importância do seu projeto.

Ofício

A luta por uma sede própria para o poder legislativo mossoroense continua na pauta dos vereadores. A ideia é livrar a Casa do pagamento de aluguel. Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra à cidade de Mossoró na sexta-feira, dia 02, Marleide comunicou aos seus pares a entrega de um ofício para que a gestora potiguar possa providenciar um levantamento sobre os prédios do Estado no município. A ideia é, existindo uma estrutura que atenda as necedades da Câmara, que o Estado faça a doação. A vereadora entregou à mesa diretora a confirmação do ofício e agora ficam no aguardo de uma resposta positiva.