Saúde mental e emocional é tema de debate na Câmara Municipal

por Amanda Santana Balbi publicado 16/08/2019 13h12, última modificação 16/08/2019 13h12
Tema foi abordado na reunião da Comissão de Educação, Esporte e Lazer
Saúde mental e emocional é tema de debate na Câmara Municipal

Reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Foto: Edilberto Barros

A escola como ferramenta para detecção e prevenção de problemas mentais e psicológicos em crianças e adolescentes foi defendida por profissionais da saúde e educação, durante a reunião da Comissão de Educação, Esporte e Lazer (CECEL), realizada na manhã desta sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Mossoró.

O debate contou com a participação dos vereadores Francisco Carlos (presidente da CECEL), Petras Vinícius (vice-presidente), representantes de universidades, escolas da rede municipal, estadual e particular, psicólogos e psiquiatras. Com o tema “Saúde Mental e Emocional nas Escolas”, os profissionais presentes puderam discutir bullying virtual, ansiedade, depressão, doenças mentais e formas de prevenção e identificação desses problemas nos estudantes.

Segundo o vereador Francisco Carlos, o objetivo de abordar o assunto é criar um documento para auxiliar o Poder Público Municipal a montar políticas públicas para as escolas. “Como resultado do debate realizado hoje, vamos sugerir nomes para criar grupos que possam pesquisar e sugerir soluções”, explicou.

Papel da escola

Para o psiquiatra Dirceu Lopes, em grau de importância, a escola pode ser a principal ferramenta para ajudar os jovens que enfrentam problemas mentais e psicológicos. “A escola conhece seus alunos e sabe identificar melhor aquele comportamento que destoa da média. O professor pode auxiliar, identificando o problema e alertando para que os responsáveis levem a criança ou adolescente até um profissional de saúde”, defendeu.

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer realiza reuniões mensais para propor soluções e discutir projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Mossoró. As reuniões são sempre transmitidas ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 TCM) e pelo site www.mossoro.rn.leg.br.