Solenidade celebra o Dia Internacional da Mulher

por Amanda Santana Balbi publicado 21/03/2024 12h40, última modificação 22/03/2024 12h18
Solenidade destacou luta feminina e homenageou 26 pessoas mulheres
Solenidade celebra o Dia Internacional da Mulher

Solenidade do Dia Internacional da Mulher. Foto: Edilberto Barros/CMM

No dia 21 de março de 2023, a Câmara Municipal de Mossoró reverenciou a força, a resiliência e as contribuições inestimáveis das mulheres em nossa sociedade. Em uma emocionante sessão solene, 26 mulheres notáveis foram homenageadas com prêmios, títulos, medalhas e diplomas.

A mesa, composta exclusivamente por mulheres, foi presidida pelas vereadoras Marleide Cunha (PT)  e Carmem Júlia (MDB). As parlamentares conduziram a solenidade com elegância e firmeza, reforçando a importância de dar voz e espaço às mulheres em todas as esferas da vida pública.

Carmem Júlia, falando em nome dos vereadores, destacou a relevância desse evento. Ela, que optou por não tirar licença maternidade para estar presente, ressaltou a necessidade de mais mulheres na próxima legislatura. Afinal, é fundamental que as políticas públicas também reflitam as necessidades e aspirações das mulheres mossoroenses.

Durante a sessão solene, o número de mulheres que já passaram pela Câmara Municipal de Mossoró como vereadoras chamou atenção. A professora universitária Kyara Vieira relembrou que desde a fundação da Câmara Municipal de Mossoró, em 24 de janeiro de 1853, apenas 24 mulheres ocuparam cadeiras no legislativo. O que daria um pouco mais de duas mulheres por legislatura. Atualmente, entre os 23 vereadores ocupantes de cargos no Poder Legislativo mossoroense, apenas duas são mulheres. “Um dado que reforça a importância contínua de promover a participação feminina na política local, estadual e nacional. Mulheres precisam ter seus espaços garantidos. Somos mais da metade da população, e uma minoria quando se trata de ocupar cargos importantes e decisórios para o futuro de nossa comunidade”, destacou a professora da Universidade Federal do Semi Árido.

As homenageadas receberam diversas distinções:

• Medalha do Mérito Servidor Público Municipal da Câmara: Maria da Conceição Fernandes Barbosa
  • Medalha de Honra ao Mérito Feminino: Maria Antonia Batista
  • Título de Cidadania Mossoroense: Patricia Izabelli Pereira de Faria, Maria do Carmo Adour Vasconcelos, Ana Nazaré Cardoso da Costa, Cheila Michely de Melo Martinho, Clorisa Linhares
  • Medalha de Reconhecimento ‘‘Celina Guimarães’’: Josselene Maria Marques Ferreira, Wanderlania Lima da Silva, Elthayse Fernandes Leite, Francisca Lucia Aquino de Paula, Dávida Oliveira Ferreira de Souza, Maria Mária de Lima, Telma Gurgel da Silva, Aline Azevedo de Lima, Kaline Cristiane Ferreira de Andrade Amorim, Aurenice Almeida de Mesquita
  • Medalha do Mérito na Saúde Dr. Duarte Filho: Barbara Maria Freire Gomes
  • Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró: Maria Valdecir Nunes da Silva
  • Prêmio Mulheres Empreendedoras: Leilien Natercia Gurgel, Jordany Janielle da Silva, Lucineide Vieira de Santana Urbano Queiroz
  • Diploma de Honra ao Mérito Feminino “Ana Floriano’’: Sinara Cristina Lopes da Silva
  • Mérito Industrial e Comercial “Diran Ramos do Amaral”: Regina Fátima da Conceição Medeiros
  • Medalha do Mérito em Comunicação “Jeremias da Rocha Nogueira”: Larissa Gabrielle Sousa Araújo Saraiva
  • Medalha de Honra ao mérito educacional ‘‘Prof. Sollon Moura’’ Homenageado (a): Evanice Fernandes de Queiroz Pinheiro

As homenagens têm como objetivo o fortalecimento da luta contínua pela igualdade de gênero e pelo reconhecimento pleno do papel das mulheres em nossa comunidade.