Tony Fernandes anuncia reunião para pleitos de policiais e bombeiros

por Alessandro Dantas publicado 02/05/2023 12h21, última modificação 02/05/2023 12h21
Encontro deve ocorrer nesta quarta-feira (03), em Natal, para discutir demandas das categorias militares
Tony Fernandes anuncia reunião para pleitos de policiais e bombeiros

Vereador Tony Fernandes, nesta terça-feira (2), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros)

Na sessão ordinária de hoje (2), o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) anunciou reunião para discutir a pauta de reivindicações de Policiais e Bombeiros Militares, ambas categorias componentes da segurança pública estadual. O encontro está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (3), em Natal, e contará com a presença de representantes do Governo do Estado, como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), e associações de policiais e bombeiros militares.

Segundo o vereador, a reunião discutirá diversas demandas reprimidas das duas categorias militares. Entre as reivindicações, estão o pagamento e aumento das diárias operacionais, reajuste de salário e auxílio fardamento.

“A inflação chegou, houve inclusive reajuste de salário ao longo do tempo, e a diária operacional continua a mesma. São muitos anos que os policiais não têm esse reajuste. É importante negociar esses percentuais”, frisou Tony.

Quanto ao auxílio fardamento, Tony Fernandes ressaltou a luta das entidades pela definição de um percentual anual, para que as categorias possam manter o fardamento novo. “A farda chegou agora, mas a gente tem uma dificuldade que essa farda pode perdurar cinco ou seis  anos, sem chegar uma nova”, alertou.

Condições de Trabalho

Ainda na tribuna do plenário da Câmara Municipal, hoje (2), Tony Fernandes relatou as condições precárias na infraestrutura de batalhões da Polícia Militar. O vereador citou especificamente a situação do batalhão da corporação em Mossoró, que, segundo ele, já conta com emenda parlamentar que destinou recursos para a reforma do quartel.

“O batalhão aqui de Mossoró está caindo aos pedaços, isso não é de agora, já vem de muito tempo, foi jogado de governo para outro governo. Sucessivos governos que não deram a devida prioridade”, disse.

Hospital da Polícia

No final do seu pronunciamento, o parlamentar relembrou o fechamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Polícia Militar. Tony Fernandes destacou que a unidade serve como retaguarda para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Por essa razão, reivindicou a volta destes leitos de UTI.

“Se a gente fechar o Hospital da Polícia, a gente vai ter um agravante ainda maior na saúde pública. Tá lotado no HRTM, manda pro Hospital da Polícia. Isso também vai ser discutido na reunião de amanhã”, finalizou.