Tony Fernandes cobra valorização salarial da Guarda Municipal

por Alessandro Dantas publicado 27/09/2023 12h13, última modificação 27/09/2023 12h13
Vereador repercutiu notícias de quebra de acordo da Prefeitura com GCMs, que iniciarão mobilizações
Tony Fernandes cobra valorização salarial da Guarda Municipal

Vereador Tony Fernandes em pronunciamento, nesta quarta-feira (27), na tribuna (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (27), o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) cobrou valorização salarial para agentes da Guarda Municipal de Mossoró (GCM). Na tribuna do Legislativo, o vereador repercutiu o início da paralisação dos agentes, segundo ele, por descumprimento de acordo da Prefeitura de Mossoró. 

Segundo Tony, há sete anos sem reajuste, a Guarda Municipal tinha acordo com a Prefeitura, para o reajuste salarial da categoria e também para o aumento do Adicional do Risco de Vida (ARV). 

“Desde o início da gestão, o Sindicato dos Guardas e os GCMs tentam conversar com a gestão. Há uma luta para aumentar o percentual do ARV de 40% para 100%, acordo esse que havia sido firmado, mas que foi quebrado pela Prefeitura de Mossoró”, disse Tony. 

Tony Fernandes relembrou da atuação dos GCMs durante os ataques criminosos no RN, ocorridos no início do ano. Segundo ele, o reajuste do ARV se torna imprescindível em virtude de os guardas desempenharem serviços de alto risco. 

“É muito ruim que a gestão descumpra o acordo, isso desmotiva os guardas, que arriscam suas vidas vida, exercendo um trabalho insalubre e inseguro. É importante relembrar da atuação dos agentes durante os ataques criminosos no RN. Em Mossoró, eles acompanharam a coleta do lixo, e também realizaram patrulhamentos em escolas e UBSs”, complementou.