Tony Fernandes critica burocracia para PCDs no transporte público

por Alessandro Dantas publicado 11/07/2023 11h55, última modificação 11/07/2023 13h00
Vereador relatou dificuldades na obtenção da carteira de gratuidade para pessoas com deficiência
Tony Fernandes critica burocracia para PCDs no transporte público

Vereador Tony Fernandes em pronunciamento, hoje (11), na Câmara Municipal (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (11), o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) criticou a burocracia para acesso de Pessoas com Deficiência (PCD) à carteira de gratuidade no transporte público de Mossoró. O parlamentar cobrou a ampliação do prazo de validade da carteira.

Segundo Tony, um grupo de mães relatou que há um ano está à espera para obter a carteira, embora, na maioria dos casos, as pessoas com deficiência possuem algum tipo de deficiência permanente, como a visual.

“A carteira só tem validade de um ano. Reivindicamos que a mesma tenha uma validade maior, no ato da renovação é solicitado diversos documentos, como laudos, atestados e receitas, é preciso entender que a validade não é um prazo razoável”, disse.

O vereador também mencionou que a mesma situação se estende para os acompanhantes dessas pessoas. Segundo ele, é importante entender a importância do transporte público para facilitar a locomoção dessas pessoas ao tratamento.

“Essas pessoas utilizam o transporte público para ir até a terapia, vão para as Unidades de Saúde (UBS), com isso, o prazo de validade acaba limitando o acesso ao transporte público”, frisou Tony.

Nesse sentido, ao pedir que a Prefeitura possa rever a situação para o aumento do prazo de renovação da carteira, Tony Fernandes também questionou a limitação do transporte público de Mossoró, ressaltando que as linhas de ônibus não contemplam todos os bairros da cidade.

Saúde

Por fim, no final do seu pronunciamento, o parlamentar relembrou a situação vivenciada por servidores do Hospital da Polícia Militar. Tony Fernandes relatou que os servidores, lotados na unidade de saúde, estão há meses sem receber salários.

“Já denunciei isso em outros momentos, peço sensibilidade para que o Governo do Estado pague os servidores”, cobrou.