Tony Fernandes enaltece importância e defende Guarda Municipal

por Alessandro Dantas publicado 24/05/2023 12h15, última modificação 24/05/2023 12h14
No mesmo pronunciamento, hoje (24), vereador solicitou regulamentação do piso da enfermagem
Tony Fernandes enaltece importância e defende Guarda Municipal

Vereador Tony Fernandes defende Guarda Municipal, nesta quarta-feira (24), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (24), o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) enalteceu o trabalho desempenhado pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró. Ao destacar o trabalho prestado pelos Guardas Municipais, o parlamentar reivindicou demandas da categoria.

Segundo Tony Fernandes, a corporação representa a área de Segurança Pública no âmbito municipal, tendo importância fundamental nos serviços prestados à população de Mossoró. Nesse sentido, o vereador relembrou a atuação dos agentes durante os ataques criminosos no Estado do Rio Grande do Norte, ocorridos em março deste ano.

“A Guarda Municipal estava lá, acompanhando o carro do lixo, dando apoio às escolas, apoio às UBS, apoiando e ajudando o trabalho da Polícia Militar e todas as forças de segurança", frisou Tony.

Ao relatar a falta de reajuste há seis anos, Tony Fernandes mencionou “abandono sucessivo de várias gestões municipais, que não valorizam o trabalho da corporação”. O vereador relembrou que os agentes arriscam as vidas diuturnamente para defender a população e cobrou o pagamento do risco de vida, pauta pleiteada pelos agentes da GCM.

“Esse risco de vida nada mais é que um complemento nesse salário, que já é muito defasado. A gente vem aqui pedir à gestão municipal para atender o pleito da Guarda Municipal, que tem um trabalho fundamental na Segurança Pública”, destacou o vereador.

Piso da Enfermagem

Ainda em seu pronunciamento, na tribuna do plenário, Tony Fernandes cobrou a regulamentação do piso salarial da enfermagem no âmbito municipal e estadual.

O parlamentar exaltou a atuação de enfermeiros (as) durante a pandemia e relembrou a luta da categoria, em âmbito nacional, pela aprovação do novo piso salarial da enfermagem.

“A gente faz esse apelo, para que a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado cumpram a lei do piso para a enfermagem e respeitem os nossos enfermeiros, que tiveram um trabalho fundamental na pandemia. Foi graças aos servidores da saúde que conseguimos salvar milhares de vida”, ressaltou Tony.

Depois da grande mobilização dos profissionais de enfermagem, na primeira semana do mês de maio, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que permite ao Governo Federal transferir R$ 7,3 bilhões para estados e municípios pagarem o novo piso da enfermagem.