Tony Fernandes pede ao MP apuração de problemas na saúde

por Alessandro Dantas publicado 19/12/2023 13h55, última modificação 19/12/2023 13h55
Vereador voltou a citar reprovação de contas da saúde pelo Conselho Municipal; parlamentar também disse que há provas sobre falta de alimentação nos CAPs
Tony Fernandes pede ao MP apuração de problemas na saúde

Vereador Tony Fernandes em pronunciamento, nesta terça-feira (19), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (19), o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) anunciou que a bancada de oposição acionou o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPRN) para apurar supostas denúncias envolvendo serviços de saúde do município. 

“Desde a semana passada, aliás, há muito tempo, estamos falando sobre o caos na saúde pública em Mossoró. E agora, o estopim foi o relatório do Conselho Municipal de Saúde, que reprovou as contas do município, alegando uma série de irregularidades, entre elas a falta de transparência em contratos”, observa Tony.

O parlamentar afirma que, além disso, faltam exames, cirurgias, consultas e ainda há “o caos” no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Segundo ele, ao acionar os órgãos de controle, a oposição também mencionou a situação envolvendo tomógrafos da Prefeitura e do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). 

“Faz 16 meses que o tomógrafo do município está encaixotado. Isso é um crime contra a sociedade de Mossoró. Bem como o do HRTM, que recorrentemente quebra”, complementou. 

O vereador ressalta que não adianta que os entes governamentais (Estado e Prefeitura) fiquem jogando o problema de um para o outro. Segundo ele, falta o mínimo na saúde pública municipal, e quem sofre com essa situação é o povo que necessita dos serviços de saúde. 

“Quem anda nas unidades de saúde sabe que falta o mínimo, assim como o Estado erra, a gestão municipal também erra. A oposição não vai passar pano”, disparou Tony.

Falta de alimentação 

Outra situação relatada na denúncia ao MPF e MPRN é a falta de alimentação no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), constatada, segundo Tony, em visita de parlamentares da oposição ao local. “Não adianta colocar comissionados para desmentir os fatos, porque todos estão registrados”, rebateu Tony. 

Segundo o vereador, há provas de todos os fatos que foram relatados pela bancada de oposição. Entre as quais, depoimento de servidores e e-mails.

“O gestor precisa ter responsabilidade ao dar entrevista e dizer que estamos mentindo. Na verdade, nós temos fatos e provas, eu provo. Tenho acesso a um e-mail que afirma que no CAPS AD III falta alimentação”, relata Tony.