Tony Fernandes reforça pedido de diálogo com pessoal da saúde e educação

por Sérgio Oliveira publicado 05/04/2022 13h05, última modificação 05/04/2022 13h05
Vereador defende o entendimento para pôr fim às greves
Tony Fernandes reforça pedido de diálogo com pessoal da saúde e educação

Vereador Tony Fernandes. Foto: Edilberto Barros/CMM

A mobilização de diferentes segmentos dos servidores públicos municipais de Mossoró, contra atos do prefeito Allyson Bezerra (SD), inclusive, decretando greve, entrou na pauta de discussão na Câmara Municipal. O vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade) usou a tribuna para pedir diálogo nesse momento e, assim, por fim ou evitar os movimentos paredistas. O edil destacou, em particular, o movimento articulado pelos servidores da saúde e educação, no caso, os professores. 

O Cabo Tony começou sua fala lamentando que essa cultura de não valorizar os profissionais da saúde já vem de gestões anteriores, e o atual ocupante do Palácio da Resistência, prefeito Allyson Bezerra, mantém a mesma postura. “Como bem disse o representante do sindicato da categoria, são quinze anos de descaso com os servidores da saúde, por isso peço ao prefeito que atenda essa importante categoria que arriscou sua vida durante a pandemia”, apela. 

De acordo com o vereador, isso durante o período da pandemia da Covid-19, o pessoal da saúde trabalhou sem receber as mínimas condições além de abandonar a própria família para ficar em hospitais, UPAS e UBS para atender a população. Por fim, ele reforçou o apelo para que a gestão municipal receba o sindicato da saúde para discutir o Plano de Cargo e Carreira, além da questão do abano que pode gerar enorme prejuízo ao trabalho, pois não incorpora para efeitos de aposentadoria e nem mesmo férias. 


Professores

Assim como a saúde, o vereador citou a situação dos professores que, também, é uma atividade essencial. São eles, os professores, acrescenta o vereador, que reúnem condições de mudar uma cidade, um país. “Tudo isso só será possível através da educação”, reforça Cabo Tony. O vereador sentencia que não adianta a imprensa e técnicos do município falarem que estão cumprindo a lei e que existem problemas, o importante é que acordos sejam negociados. Na mesa de negociação é que vem a credibilidade do governo municipal.

O vereador citou como exemplo as associações estaduais de diferentes categorias, tudo que negociou foi cumprido e aprovado na Assembleia Legislativa. Entende Cabo Tony que essa greve traz prejuízos direto para a sociedade e os estudantes. “Acho que tem como chegar ao consenso com sindicato e não alterar o Plano de Cargo, Carreira e Salários enviando um novo projeto para essa Casa que será aprovado”, acrescentou o parlamentar que finalizou sua fala pedindo a sensibilidade da gestão municipal no sentido de receber a categoria e evitar todo esse problema.