Tony reafirma compromisso com pessoas com autismo

por Regy Carte publicado 02/04/2024 12h55, última modificação 02/04/2024 13h00
Segundo Fernandes, há alto índice de autismo, mas faltam políticas públicas
Tony reafirma compromisso com pessoas com autismo

Vereador Tony Fernandes defende, em pronunciamento hoje (2), pessoas com deficiência (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) se pronunciou hoje (2), na Câmara Municipal de Mossoró, sobre o Dia Internacional do Autismo, celebrado hoje. Ele classificou a data como mais um dia de luta para a comunidade de pessoas com espectro autista, mães e pais atípicos. E voltou a reivindicar mais políticas públicas.

Segundo o parlamentar, há alto índice de autismo em Mossoró, no Rio Grande do Norte e no Brasil, num nível que até assusta, mas faltam políticas públicas a contento na Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado e Governo Federal para as pessoas com autismo e outras deficiências.

Para mudar essa realidade, ele apresentou resumo de trabalho do seu mandato, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal. E também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência.

“Temos vários projetos de lei, alguns aprovados e outros em tramitação; fazemos denúncias de falta de políticas públicas. Somos autor da lei que proíbe a soltura de fogos ruidosos em Mossoró; apoiamos o projeto de lei nacional que proíbe a fabricação, o manuseio e a venda de fogos”, informou.

Tony Fernandes acrescentou ser propositor de horário reduzido para servidores públicos com filhos com deficiência e autor da lei que institui em Mossoró o colar do girassol como instrumento auxiliar de identificação da pessoa com deficiência oculta.

Compromisso

“Lutamos em defesa da estudante de enfermagem autista para se matricular na Uern, somos o autor do PL do Dia Municipal da Ecoterapia, participamos de campanhas de conscientização e fiscalização contra soltura de fogos, apresentamos moções de aplauso em prol da semana de conscientização do autismo, lutamos desde 2021 pela contratação de neuropediatra, apresentamos mais de R$ 100 mil em emenda impositiva para entidades de pessoas com deficiência, mas a Prefeitura não paga”, listou.

O vereador disse também lutar pela presença de auxiliares em salas de aula. “Há denúncias de falta de profissionais este ano. Isso dificulta acesso à educação”, denuncia, ao dizer que também apresenta problemas e pede soluções para o Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Ele lembrou ter conseguido a realização de sessão simulada na Câmara com pessoas com deficiência, inclusive, autistas, e de audiências públicas sobre inclusão.

“Participamos de protesto contra planos de saúde em Mossoró, criamos a Semana da Pessoa com Deficiência, propomos o Projeto Domingo Inclusivo, o Selo Autista a Bordo, entre outras ações. Continuaremos fazendo as denúncias necessárias, protocolando projetos em favor de todo o povo e, especialmente, às pessoas com deficiência”, assegura Tony Fernandes.